SÃO ATRIBUIÇÕES DOS ARQUIVISTAS:
Planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;
Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;
Planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;
Planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;
Planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos;
Orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos;
Orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos;
Orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
Promoção de medidas necessárias à conservação de documentos;
Elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos;
Assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;
Desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
Créditos: AARQES
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