17 de janeiro de 2011

Setor de gestão de documentos fatura mais de R$ 1 bi (da Redação)

Crescimento foi acima de 25% em 2010 e deve disparar em 2011, prevê ABGD 2010 foi o ano em que as empresas acordaram para a importância da gestão da informação nos negócios, comemora Eduardo Coppola Gutierrez, presidente da ABGD- Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos e da Keepers Brasil. Resultado: o mercado de gerenciamento de documentos teve um crescimento espetacular no exercício, acima de 25%, antecipa o dirigente. O faturamento do setor foi superior a R$ 1 bilhão.
 
Para 2011, a perspectiva é ainda mais animadora. A ABGD prevê faturamento acima de R$ 1,3 bilhão. "As empresas descobriram que trabalhar com ferramentas de gerenciamento de documentos passou a ser um diferencial relevante, não apenas na redução de custos, mas na melhoria de qualidade gerencial, fator importante na briga pelos clientes", explica o dirigente.

As empresas que gerenciam documentos e demais informações corporativas oferecem agora uma cesta de serviços, além da simples guarda de documentos nos galpões. A pesquisa da informação, por exemplo, que
antes era demorada por estar no papel, agora é feita em segundos com a digitalização dos documentos. As empresas, com o formato digital, também cortaram enormes gastos com aluguel de imóveis para a guarda
das caixas de documentos. E a captura descentralizada de dados corporativos, com as novas ferramentas de gerenciamento, aumentou o controle das empresas sobre o seu acervo. Como a informação saiu do papel para o espaço digital, ganhou-se rapidez, essencial para diversas necessidades empresariais. Entre elas, a geração de provas, em situações críticas, como processos trabalhistas, fiscalização do imposto de renda, prefeituras e governos estaduais. A validação de documentos digitalizados acelerou ainda o fechamento de contratos entre empresas. "Ou seja, surgiu um novo mercado para as prestadoras de serviços de gerenciamento de documentos", destaca Eduardo Coppola.
 
"Surgiram inúmeras demandas que exigem rapidez na entrega de documentos, tudo facilitado pela digitalização de imagens. Seja para aprovação de crédito dentro de uma financeira, o acesso às informações de um prontuário médico dentro de um hospital ou ainda a comprovação de pagamento de tributos de uma rede varejista, a gestão da informação está presente como ferramenta para dar suporte ao negócio. E as empresas passaram a ver os serviços de Gestão Documental como um investimento e não mais como custo, explica Eduardo Coppola. "Empresas bem estruturadas na administração de suas informações perceberam ter um potencial competitivo muito maior do que seus concorrentes. O acesso e velocidade em recuperar informações, bem como as melhores práticas na armazenagem (seja física ou virtual), são hoje vistos como diferenciais competitivos no mercado, acrescenta o presidente da ABGD.

Como resultado da maior demanda, o setor passou por notável processo de profissionalização, destaca Eduardo."As empresas desejam cada vez mais encontrar parceiros provedores de soluções integradas em toda cadeia documental (Full BPO - Business ProcessOutsorcing), o que abre espaço para o maior crescimento do setor. O mercado brasileiro é relativamente novo na área de gestão da informação. Porém, as mudanças e novas tecnologias avançam com enorme velocidade no país. Se há 20 ou 25 anos nosso setor era simplesmente um local para guarda física de documentos, isso mudou drasticamente com os anos, seja com o gerenciamento físico desses documentos, ou mais recentemente, de toda gestão da cadeia das informações de origem física (papel) ou digital, em decorrência do grande aumento na digitalização dos documentos, bem como nos processos de formalização de contratos, entre outros serviços de BPO (Business Process Outsourcing).
  
"As empresas sabem que, para serem competitivas, precisam ter foco no negócio e nos clientes. Razão pela qual aumentou a busca de parceiros com excelência nos serviços de Gestão Documental, o que fez com que o segmento passe por uma rápida profissionalização. Para que os prazos de atendimento e as questões  envolvendo segurança da informação sejam cumpridas, é evidente que a profissionalização do segmento é um caminho natural a ser seguido", assinala Eduardo Coppola. Para os próximos anos, acreditamos que todo diferencial desse mercado estará fundamentado em novas ferramentas e sistemas de gestão segura da informação totalmente integrados aos sistemas dos clientes, sem nos esquecer da qualidade da mão de obra cada vez mais especializada nos processos altamente customizados de acordo com as operações das empresas", observa Eduardo Coppola.

  Mais investimentos

  Uma das empresas líderes do mercado de Business Process Outsourcing (BPO) - que executam serviços de guarda, armazenagem e gestão de documentos -, a Keepers Brasil teve crescimento acima de 30% em 2010, informa Eduardo Coppola, também diretor da companhia. "Estamos ainda mais otimistas para 2011. Tanto assim que iremos investir na expansão física e inaugurar mais uma unidade", antecipa Eduardo. Outra frente de crescimento será na oferta de soluções tecnológicas, em que a Keepers, como desenvolvedora de tecnologia, é pioneira. A Keepers criou um novo modelo de negócios na área de gestão de documentos, após desenvolver um software para facilitar a captura descentralizada de documentos e demais dados corporativos. O cliente, em seu ambiente de negócio, pode escolher utilizar um scanner da Keepers ou sua multifuncional com um software da empresa. E tudo o que selecionar para digitalização nesses aparelhos com um simples botão vai para um diretório na internet e o software, automaticamente, busca e trata essas imagens. Assim, quando o documento chega, é só conferir com o já digitalizado e arquivar, de uma maneira mais ágil. "Iremos crescer como provedores de soluções dentro de nossa vocação de desenvover novas tecnologias e ferramentas", complementa Eduardo Coppola.

 FONTE: Docmanagement 

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