Texto de Ronaldo Ferreira de Araújo:
Sabemos que aspectos de visibilidade e impacto são questões centrais na comunicação científica, praticamente indissociáveis, especialmente quando se fala em avaliação de periódico científico. A primeira geralmente está associada ao reconhecimento da revista e a qualidade e credibilidade que obtém em determinada comunidade científica e CLARO, estar indexada em bases/índices de prestígio nacionais e internacionais. A segunda, por sua vez, é pensada nas tradicionais métricas de citação.
Mas pensando nos rumos de uma ciência aberta ou ciência 2.0 já não estaria na hora de repensar tais critérios, e porque não, incluir as novas maneiras que a informação científica passa a circular na websocial? Já tivemos aqui postagens do Moreno, Andréae Iara sobre altmetrics (métricas alternativas) para artigos, buscando compreender a atenção online que estes alcançam. Mas e a atenção que as revistas recebem?
Aqui, com uma metodologia duvidosa e um pouco de ócio de férias, levantamos por meio de parametrizações em Application Programming Interface - APIs das mídias sociais Facebook e Twitter o alcance de 28 (URLs) revistas da área de CI. Os dados podem ser visto na Gráfico 1 (até 100) e no Gráfico 2 (acima de 100).
Gráfico 1 - Revistas por mídia social (até 100)
Gráfico 1 - Revistas por mídia social (até 100)
Se olharmos os gráficos vamos perceber que umas revistas tem melhor desempenho em determinada mídia social que outra. Não há aqui nenhuma análise profunda, o intuito mesmo era passar o tempo. Mas achei interessante notar que, no geral, revistas com avaliação mais elevadas, recebem menos atenção online. O que acham?
Relação das revistas
--
Ronaldo Ferreira de Araújo
Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)
Professor do Curso de Biblioteconomia (ICHCA/UFAL)
Blog Cibercultura Alagoana
Twitter | Flavors.me
Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)
Professor do Curso de Biblioteconomia (ICHCA/UFAL)
Blog Cibercultura Alagoana
Twitter | Flavors.me
Dica do Tiago Murakami do Bibliotecários Sem Fronteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário