19 de novembro de 2015

CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DO ARQUIVO PUBLICAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ATÉ 30/11/2015

A revista Histórica está cadastrada no IBICT - Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia e possui um número ISSN: 1808-6284.

CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DO ARQUIVO
PUBLICAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Periódico do APESP abre chamada para envio de artigos sobre o tema "Arquivos, verdade, justiça e reparação".

A nova Revista do Arquivo pretende explorar, como tema central, o papel dos arquivos na luta de organizações civis e governamentais pela restauração da verdade, em sua complexidade, promoção da justiça e reparação dos danos causados pela repressão do Estado durante a ditadura civil-militar inaugurada em 1964.

Em 2014 e 2015, foram produzidos relatórios de várias comissões e subcomissões instaladas em instituições diversas que trouxeram à tona fatos ainda obscuros do período do regime militar. Em que medida os arquivos, públicos e privados, foram acessados por aqueles que buscavam evidências e provas sobre crimes cometidos pelo Estado durante o período de governos militares? Quais as dificuldades encontradas pelos pesquisadores nos ambientes de guarda de documentos? Em que medida a Lei 12.527/2011, chamada de Lei de acesso à informação, ajudou no processo de restituição da verdade? Qual o poder de promoção de acesso à informação pelo Estado diante do quadro de desestruturação crônica dos arquivos públicos no Brasil? Como são processadas as informações extraídas de documentos e depoimentos? Arquivos desaparecidos, autenticidade da informação: que tipo de "verdade" se espera que revelada pelos documentos públicos? O que os relatórios de Comissões da Verdade revelam sobre os arquivos no Brasil?

Essas são apenas algumas questões que levantamos para instigar a escrita de artigos para a seção Dossiê Temático desta edição especial da Revista do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que serão ambientadas em temas que abrangem o período do regime militar mais recente do Brasil.

Pedimos que os trabalhos sejam enviados até dia 30/11/2015 para o email historica@arquivoestado.sp.gov.br, observando-se as normas estabelecidas para esta publicação.

Nenhum comentário: