19 de novembro de 2015

Notícias: Arquivistas Sem Fronteiras

Arquivistas Sem Fronteiras é uma organização não governamental, internacional e sem fins de lucro, formada por voluntários que atuam em projetos baseados na ideia de cooperação, solidariedade e trabalho coletivo nos âmbitos da arquivística, da preservação e difusão do patrimônio documental, da transparência pública e da defesa aos Direitos Humanos.

AsF Internacional

Arquivistas Sem Fronteiras tem suas origens em 1996, na região de Barcelona (Espanha), através da atuação de um grupo de profissionais ligados aos arquivos. Baseados nos ideias de cooperação e solidariedade, estes voluntários atuavam em diferentes projetos de recuperação da memória histórica e defesa do patrimônio documental. Em 1998, eles decidem criar um organismo capaz de dar força e respaldo a tais objetivos. No dia 10 de maio daquele ano, nasce Archiveros Sin Fronteras, organização não governamental que nos anos seguintes ganharia respeito e destaque, passando a compor alguns dos mais importantes plenários de debate arquivístico do mundo, como o Conselho Internacional de Arquivos (desde 2007).
Reuniões de AsF Internacional na Espanha  (1998) e no Uruguai (2007)Reuniões de AsF Internacional na Espanha (1998) e no Uruguai (2007).
Ao longo da última década, Arquivistas Sem Fronteiras desenvolveu projetos e instalou seções nacionais em mais de trinta países. Além de operações de salvamento, organização e difusão de acervos, o órgão também promoveu jornadas, seminários e debates sobre a situação dos arquivos pelo mundo. Projetos como a série de entrevistas com o intuito de recuperar a memória sobre Ernesto 'Che' Guevara de la Serna (AsF Argentina, 2003-2004), a organização dos arquivos da Comuna Urbana de Fes, no Marrocos (AsF França, 2005-2010), a colaboração para a criação do Arquivo Nacional da Argélia (2006-2014) e a criação do Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos no Paraguai (2007-2008), entre outros, mostram as dimensões e a importância da atuação de Arquivistas Sem Fronteiras.
A partir de 24 de setembro de 1998, quando são aprovados os Estatutos e o registro de Arquivistas Sem Fronteiras – Internacional, se definem os objetivos norteadores da organização, fundamentados no dinamismo, na transparência e em um modelo de cooperação arquivística internacional, direcionada ao resgate, preservação e cuidado da memória documental. A partir de então, são estabelecidos os valores que integram a missão de AsF Internacional:
asfinter
Atualmente, AsF Internacional atua em diferentes frentes de trabalho, desenvolvendo projetos como Archivos de las Dictaduras de América Latina, uma proposta de organização e acesso aos documentos dos regimes repressivos latino-americanos. Além do foco nos continentes europeu e americano, seções de Arquivistas Sem Fronteiras têm trabalhado em regiões marcadas por catástrofes e conflitos, como Haiti, Nigéria e Palestina.

 AsF Brasil

logo20152A seção brasileira de Arquivistas Sem Fronteiras foi criada em 29 de julho de 2005. Seus Estatutos regem-se pelos princípios e valores da Confederação Internacional de Arquivistas Sem Fronteiras (CIAsF) e pelas normas nacionais vigentes para a constituição de OnGs no Brasil. Desde o inicio, foi estabelecido que a AsF Brasil seria formada por voluntários de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objeto auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas de transparência e acesso à informação, defesa do patrimônio e da memória documental, arquivística e histórica brasileira e promoção aos Direitos Humanos.
A AsF Brasil foi legalmente constituída através de seu Estatuto, na cidade de Porto Alegre/RS. A organização é formada por cidadãos interessados na temática dos arquivos, sejam profissionais da área (como arquivistas ou historiadores), sejam cidadãos com uma perspectiva de participação solidária, cooperativa e social.
Dica do Jose Mauro Gouveia.

Nenhum comentário: