15 de novembro de 2012

NOTÍCIAS: Ação Educativa de Arquivologia reúne estudantes

Paraíba, 13/11/2012Ação Educativa de Arquivologia reúne estudantes
Com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais paraibanos de Arquivologia e áreas afins, o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, promoveu, na última semana, a 4ª edição da Ação Educativa do curso de Arquivologia, evento que teve ações voltadas à temática principal “O Arquivista do século XXI: do campo de atuação às competências múltiplas”.

Organizada pelos estudantes do 6º período diurno do curso de Arquivologia, vinculados ao componente curricular “Gestão de serviços arquivísticos”, sob a orientação da professora Maria José Cordeiro de Lima, o evento contou com atividades permeadas por temáticas como empreendedorismo, pesquisa, gestão, docência, tecnologia, cultura e consultoria, que trouxeram aos participantes um olhar amplo sobre a atuação do arquivista na atualidade.

A abertura do evento contou com a participação do responsável pelo Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – Pernambuco, Pedro Moura, que discutiu as múltiplas competências do arquivista do século XXI. Na oportunidade, o palestrante apresentou um levantamento sobre a participação dos arquivistas nos arquivos públicos estaduais, a necessidade de luta de classe e atualização contínua.

“Eu vejo que os arquivistas cada vez mais têm perdido espaço para outros profissionais, em parte por uma questão de falta de legislação que trate disso, atualização do próprio currículo funcional e luta de classe, pelo perfil da categoria. Infelizmente, poucas instituições ainda contam com arquivistas no seu quadro de profissionais, a grande maioria dos Estados sequer tem a função de arquivista. Então deve ser feito um lobby específico para mudar essa realidade e buscar o reconhecimento profissional”, enfatizou Pedro Moura.

EMPREENDEDORISMO

O workshop “Empreendedorismo: ações para se tornar um empreendedor”, com a participação da professora Jacqueline Barrancos, que coordenou a atividade; da professora Aniuska Almeida, que tratou da consultoria em arquivos; da arquivista egressa da UEPB, Régia Sueli Feliz e Nadja Marques, que são proprietárias da RN Negócios Arquivísticos e Gestão Empresarial; permitiu aos participantes ter contato com oportunidades de atuação do arquivista como empreendedor.
A arquivista Régia Sueli, que criou um processo de arquivamento conhecido como Variadex, que emprega cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização de documentos, e abriu recentemente uma empresa que atua nessa área, fez um relato da sua experiência e destacou a abertura de empresas de consultoria como uma possibilidade de atuação do arquivista frente à concorrência no mercado de trabalho.

Dentre as principais características necessárias para a abertura de uma empresa na área, foi destacada a visão de mercado, foco, criatividades, iniciativa, entre outros. “Apenas ter o sonho de empreender não basta. É preciso entrar no mercado e conquistar seu cliente”, destacou Nadja Marques.

Foram realizados ainda o mini-curso “Conservação preventiva em fotografias: higienização e acondicionamento (envelope e jacqueta), tendo como expositor o professor Eutrópio Bezerra e a oficina “Difusão dos arquivos na Web: a arquitetura da Fan Page”, ministrada pelo professor Krol Jânio Palitot.

SABERES ECOLÓGICOS

Durante o evento também foi realizado o workshop “Os saberes ecológicos para o homem do século XXI”, coordenado pelo professor do curso de Ciências Biológicas do Campus V, Ênio Wocyli Dantas, com a participação da Empasa e do Projeto Cozinha Verde, da Associação Coletivo de Mandacaru, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que compra produtos orgânicos para serem transformados em salgados e massas enriquecidos com fibras e sementes as raízes, talos, folhas e frutos.

Houve, ainda a exposição fotográfica “Arquivo do século XXI: um olhar em construção”, ministrado pela professora Aniuska Almeida. A mesa redonda “A importância da ética e do respeito aos direitos autorais para a atuação arquivista”, trouxe ao evento uma discussão atual e relevante sobre legislação, plágio na produção científica e código de ética do arquivista. O mediador da atividade foi o professor Leonardo de Assis, e os expositores foram os professores da UEPB, Esmeralda Sales, Germano Ramalho e Suerde Brito.

O último dia de ação Educativa foi marcado pela Comunicação Oral “Experiências de estágio supervisionado do curso de Arquivologia”, coordenada pela professora Esmeralda Sales, tendo como expositores os alunos do 6º período (manhã). Também ficaram expostos no hall da biblioteca os diversos pôsteres de projetos de extensão do curso.

A oficina “Recicla AZ”, que teve como ministrante a responsável pelo arquivo do setor de Recursos Humanos da UEPB, Hilza Cavalcante, contou com a participação de estudantes e servidores do Campus V, que aprenderam formas de aproveitar a pasta AZ para criar porta-retratos, lixeiros, porta caneta entre outros produtos. Ainda foram realizados o workshop “Aplicações e nuances do método Variadex”, tendo como expositora a arquivista do Senai – Bayeux, Régia Felix e uma sessão do Cine clube Mnemosýne, com o filme “O sonho de Theco”.
A 4ª Ação Educativa foi encerrada com a mesa “Perspectivas e Contribuições para a formação do profissional arquivista do século XXI”, que reuniu a coordenadora do curso de Arquivologia da UFPB, Julianne Teixeira; o coordenador adjunto do curso de Arquivologia da UEPB, José Washington Medeiros; a representante da comissão de criação da Associação dos Arquivistas da Paraíba, Ismaelle Batista; o arquivista e estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da UFPB, Luís Eduardo e o professor do curso de Arquivologia da UEPB, Danilo Ferreira.

Integraram a programação cultural da última noite do evento apresentações de capoeira, samba de roda e maracatu, além de brincadeiras e sorteio de brindes promovidos pela drag-queen Pink Panther. De acordo com a professora Maria José Cordeiro, coordenadora da Ação Educativa, a quarta edição do evento superou as outras versões em dias de atividade e participação dos alunos envolvidos.

“Nesta ação educativa contamos com o envolvimento efetivo de alunos e professores do curso, que auxiliaram em todas as atividades e conseguiram adquirir mais conhecimento por meio das ações que desenvolvemos. Tivemos a parceria de várias instituições que possibilitaram o sucesso que tivemos. Esse evento teve uma característica peculiar que foi a organização por intermédio das redes sociais, que foi frutífero e nos possibilitou mais um espaço de divulgação de nossas ações. Enfim, acredito que cumprimos o nosso papel e auxiliamos no cumprimento à missão do nosso curso que é formas profissionais ligados à questão da responsabilidade social” avalia a professora Mara.

As atividades da Ação Educativa também contaram com a apresentação do grupo musical “Arquibanda”, formado pelo professor Henrique França (voz, violão e teclado) e pelos graduandos do curso de Arquivologia da UEPB, Antongnionne Cavalcanti (bateria), Jan Lima (guitarra) e José de Goes (contra-baixo).

Fonte.http://www.rededenoticias.com/geral-2012/layout.php?subaction=showfull&id=1352782736&archive=&start_from=&ucat=11,91&

Nenhum comentário: