20 de julho de 2015

Fiocruz - campus Darcy Ribeiro - o I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica

 I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica

De 26 a 28 de agosto acontece na Fiocruz - campus Darcy Ribeiro - o I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica

Trabalhos podem ser enviados até 20 de julho

Realizado em parceria com a UnB, o evento busca conectar saberes de diversas áreas. Regina Marteleto (PPGCI/Ibict-RJ), Boleslaw Szymanski (EUA) e Jörg Mench (Áustria) são alguns nomes confirmados.


Colóquio de Análise de Redes Aplicada e Prospecção Tecnológica
Brasília, 26 a 28 de agosto de 2015.
Local: Escola Fiocruz de Governo – Fiocruz/Brasília, Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A - Brasília - DF - Brasil.
Realização: Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz/Brasília e Universidade de Brasília (UnB).
O Colóquio de Análise de Redes Aplicada e a Prospecção Tecnológica tem como objetivo provocar o diálogo entre pessoas de diversas áreas, como:
saúde, segurança, informação, tecnologia, políticas, negócios, inteligência de futuro, gestão, sociedade, entre outras. Será um espaço para o diálogo com apresentação de trabalhos, palestras, oficinas e colóquios.
A pretensão, apesar do caráter informal, o qual pretendemos aplicar ao Colóquio, é realizar um evento científico aberto e com a proposta de trazer para esse mesmo espaço de conversação de indivíduos da academia, governo e sociedade.
Para a realização deste Colóquio há o protagonismo do Colaboratório de Ciências Tecnologia e Sociedade da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília
(Fiocruz/Brasília) e da Universidade de Brasília (UnB) através do Grupo de Pesquisa associado a Faculdade de Ciência da Informação (FCI), bem como o apoio da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE). E com apoio da Escola Fiocruz de Governo, e apoio financeiro do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde.

Metodologia do Colóquio
Entendemos por Colóquio um espaço de conversação que reúne vários atores, de níveis e organizações/instituições diferentes cujo propósito e debater, aprofundar e avaliar ações referentes a um tema específico. Outro aspecto é ser um evento despojado de formalidades típicas como ocorre com seminários, simpósios, etc.
Por princípio, os Colóquios são dirigidos a públicos específicos. Pessoas com experiência e/ou interesses em realizar ações em torno do tema  roposto. Esse tipo de comprometimento permite resultados mais qualificados do ponto de vista prático e acadêmico.
Os debates são organizados em “rodas de conversa”, o que torna os diálogos mais democráticos, onde todos podem expor opiniões e experiências sem as amarras hierárquicas das mesas de discussões tradicionais.
Objetivo
O objetivo do I Colóquio de Análises de Redes Aplicadas e Prospecção Tecnológica é abrir espaço de conversação e realizar discussão a respeito dos
rumos da Ciência de Redes, em especial no que se refere a saúde, mas sem negligenciar outras áreas, e o uso de metodologias de Análise de Redes e Prospectiva Tecnológica como elementos de apoio a tomada de decisão e análise estratégica.
O Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz/Brasília.
O Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Fiocruz Brasília é o núcleo idealizador e organizador do Colóquio, é um espaço de interação,
integração e cooperação/colaboração entre diversos profissionais e instituições, com o propósito de gerar produtos e serviços de informação em
rede.
Com o intuito de atender aos eixos estabelecidos pela institucionalidade da Fiocruz/Brasília, que integra aos eixos de Interação, Inteligência e  Formação, o Colaboratório é composto pelos núcleos de Tecnologia para Ativação de Rede, Tecnologia de Interação Digital e Tecnologia de inteligência cooperativa que tem o objetivo maior de fornecer apoio a governança e gestão de redes.

Saiba mais no site.

Nenhum comentário: