21 de novembro de 2008

Carreira - Arquivologia por Comunidade Exkola

Arquivologia

Profissão é relativamente nova, mas conta com um mercado em expansão. Arquivista é o responsável pela gestão documental de uma organização.
Arquivologia apresenta mercado em expansão

A profissão de arquivista é relativamente nova, mas conta com um mercado em expansão. O arquivista é o responsável pelo gerenciamento da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos.

Também tem por função a preservação do patrimônio documental de uma pessoa, instituição e, em última instância, da sociedade como um todo. Ocupa-se, ainda, da recuperação da informação e da elaboração de instrumentos de pesquisa, observando as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente.

O arquivista opera na elaboração de projetos, planejamento e implantação de instituições e sistemas arquivísticos; gerenciamento da informação; programação e organização de atividades culturais que envolvam informação documental produzida pelos arquivos públicos e privados. O profissional desta área desenvolve estudo e técnica de organização e conservação de arquivos de forma sistemática.

Eventualmente o arquivista trabalha com documentos empoeirados, com fungo, umidade e em ambientes que facilitam o risco de contrair doenças respiratórias. Isso ocorre principalmente com quem trabalha em arquivos permanentes ou com restauração de documentos. Uma outra dificuldade é que muitas organizações não se preocupam com seus arquivos, desconhecendo ou desqualificando o trabalho deste profissional, delegando a outros profissionais as atividades específicas do arquivista. Isto provoca problemas quanto à qualidade do serviço.
Melhores Universidades:
UnB (DF) - www.unb.br
UEL (PR) - www.uel.br
UFBA (BA) - www.portal.ufba.br
UFF (RJ) - www.uff.br
UFSM (RS) - www.ufsm.br
Unirio (RJ) - www.unirio.br
Ufes (ES) - www.ufes.br
UFRGS (RS) - www.ufrgs.br
Área: Humanas
Aptidões do profissional:
O profissional formado no Curso de Arquivologia deve:

- Deter não só a competência técnico-científica que o mundo do trabalho requer, mas também a capacitação para o exercício da cidadania;
- Buscar de forma contínua informação e conhecimento, pois são tais fatores os mais valiosos recursos estratégicos;
- Manter uma postura investigadora e crítica, de modo que este possa assumir as mudanças sociais de forma natural.

A formação do profissional supõe o desenvolvimento de habilidades específicas, de espírito crítico, do domínio das práticas essenciais de produção e difusão do conhecimento na área, observando padrões éticos de conduta. Tal formação oferecerá ao profissional, condições para suprir demandas relativas ao seu campo de atuação, e enfrentar com proficiência e criatividade a realidade de sua práxis.
Duração do Curso: Quatro anos


Faculdades que oferecem o curso:

FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande
UNB - Universidade de Brasília
UEL - Universidade Estadual de Londrina
UNESP - Universidade Estadual Paulista
UFBA - Universidade Federal da Bahia
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFF - Universidade Federal Fluminense


Imagem da notícia
Preservando e constituindo memórias.

Por dentro do mercado - Arquivologia

Redação Comunidade Exkola

O Jornal Comunidade Exkola conversou com profissionais renomados e perguntou sobre o mercado de trabalho e as atividades desenvolvidas em cada profissão. Confira a entrevista concedida por Lucia Maria Velloso de Oliveira , Presidente da Associação dos Arquivistas Brasileiros.

Lucia Maria Velloso de Oliveira
O arquivista é um profissional com grande responsabilidade social. Seu papel é fundamental para as entidades coletivas no que se refere à gestão da informação e processo de negócios, para os governos em suas distintas instâncias, tanto para a preservação e constituição da memória, quanto as políticas e ações governamentais e para os cidadãos em linhas gerais, organizando, processando, recuperando e dando acesso às informações arquivísticas que poderão utilizá-las para fins distintos, como: pesquisa, comprovação de direitos, produções culturais, dentre outros.

São necessárias muitas característica em um estudante que queira seguir a carreira de arquivologia, mas face ao crescente uso de tecnologias na sociedade como um todo, diria que o dinamismo. Faz parte do perfil do Bacharel em Arquivologia o domínio e o acompanhamento da evolução das tecnologias da informação, com vistas à implementação de sistemas de informação, para tal acompanhamento, são necessárias uma percepção dinâmica da realidade e um crescente interesse em potencializar a informação, visando tornar possível o acesso rápido e confiável à informação gerada por organismos públicos ou privados.

O arquivista é o profissional, de nível superior, capacitado pela sua formação para o planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo; planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos; planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos; orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos; orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa; desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.

O mercado de trabalho é amplo visto que toda instituição produz e recebe informações registradas sob os mais variados suportes, as quais farão parte do acervo de seus arquivos. A presença atuante de um arquivista é necessária para que seja evitada a formação de massas documentais acumuladas, sem tratamento e de difícil recuperação da informação, gerando custos desnecessários às organizações.

E em termos de remuneração, há boas oportunidades para os recém-formados. O arquivista pode trabalhar tanto em instituições públicas como em empresas privadas.
Créditos: Comunidade Exkola

2 comentários:

Exkola disse...

Achei super interessante a matéria no contexto geral. Trouxe informações e esclarecimentos total sobre a profissão

Exkola disse...

Oie, esqueci de deixar o meu code nome, pois, o comentário acima é meu. Bira