Petição Manifesto Contra a Eliminação de Monografias e Demais Trabalhos de Conclusão de Curso
Para: Direção-Geral do Arquivo Nacional, do Conselho Nacional de
Arquivos e do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da
Administração Pública Federal
Este Manifesto iniciado pelo periódico Inspiração Miscelânea
(inspiracaomiscelanea.tk), com abaixo-assinado em anexo, objetiva
solicitar a retificação do conteúdo referente ao item 125.32 da Tabela
de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às
atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES ,
promulgada através da Portaria AN/MJ nº 092, de 23 de setembro de 2011,
que trata dos trabalhos de conclusão de curso / trabalhos finais de
curso (incluindo monografias, artigos científicos e relatórios, entre
outros trabalhos elaborados na finalização dos cursos), sendo que, de
acordo com a referida Tabela de Destinação aprovada, tais Trabalhos de
Conclusão de Curso deverão ser eliminados após devolução da via do
estudante e registro de nota, ou eliminados após 1 ano, caso o estudante
não venha a buscá-lo.
Portanto, somos contra a eliminação dos Trabalhos de Conclusão de
Curso, pois eles não se constituem em apenas resultados de uma
disciplina, são provas das nossas atividades dos cursos de graduação e
aprendizado nas IFES, logo são, também, documentos de arquivo que provam
a eficiência (ou não) de um dos objetivos dessas universidades:
estimular e preparar os alunos para a pesquisa através da iniciação
científica.
Por fim, solicitamos a retificação da destinação final e o seu prazo
de guarda dada pela referida Tabela de Temporalidade e Destinação de
Documentos de Arquivo, solicitando que os documentos referidos no item
125.32 sejam destinados segundo as seguintes opções: 1) entregues e
preservados como de caráter permanente através da microfilmagem e meio
digital, e que fiquem sob a custódia das bibliotecas ou dos arquivos
centrais nas IFES ou 2) Avaliados anualmente pela Comissão Permanente de
Avaliação de Documentos de cada universidade, com a participação de
docentes das respectivas áreas do conhecimento, para a decisão de
descarte ou custódia permanente sob os critérios de nota, ineditismo do
TCC e relevância para a área do conhecimento.
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