10 de novembro de 2011

Projeto do curso de Arquivologia da UEPB promove palestra sobre Rádio como veículo de informação


Palestra_GILSON
Estudantes e professores do Ensino Médio e Superior do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, participaram nesta segunda-feira (07), Dia do Radialista, da palestra “Rádio como veículo de informação”, tema abordado pelo jornalista Gilson Souto Maior, no auditório do CCBSA.


Na oportunidade, foi apresentado o projeto de extensão que pretende implantar uma Rádio-escola no Campus V da UEPB, com o objetivo de mediar conteúdos informacionais, através do rádio, articulados aos saberes curriculares formais no contexto de sala de aula (Ensino Médio e Ensino Superior).

Após a breve apresentação, o professor Gilson Souto Maior - detentor de mais de 40 anos de experiência no jornalismo radiofônico, professor da UEPB e responsável pela TV Assembleia - abordou aspectos históricos do rádio e os avanços tecnológicos, mostrando aspectos positivos e negativos provocados por essas mudanças.


O palestrante lembrou sua paixão pelo rádio e relatou a insatisfação com a atual situação deste veículo em todo o país, com o envolvimento da política superando o interesse público na divulgação de informações. Após a conferência, foram realizados sorteios de kits com livros da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e CDs de artistas locais - atividade realizada em parceria com a Rádio UEPB. Também estiveram na ocasião, representantes da Rádio Cultural - emissora comunitária dos bairros do Cristo e Rangel, que é parceira deste projeto.

A atividade, promovida pelo Projeto de Extensão “Nas ondas do rádio: mediando conteúdo informacionais entre o ensino médio e superior”, coordenada pelo professor José Washington Medeiros, do curso de Arquivologia da UEPB, é vinculada ao Programa “Informação e cognição: socializando conteúdos informacionais articulados ao saber, à cultura e à memória”, iniciativa de responsabilidade da professora Maria José Cordeiro Lima.


Mais sobre o Projeto “Nas ondas do Rádio”

O Projeto de Extensão “Nas ondas do rádio: mediando conteúdo informacionais entre o Ensino Médio e Superior” é cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC) da UEPB e conta com uma equipe composta por alunos, bolsista e voluntários, professores e uma técnica-administrativa. Os envolvidos na iniciativa participam de palestras e oficinas para que utilizem o Rádio como ferramenta de aprendizado. Os estudantes de Arquivologia estão efetuando um levantamento das notícias divulgadas na imprensa, relacionadas ao bairro do Cristo Redentor e adjacências, para que, com base nesse levantamento, os alunos do Ensino Médio possam produzir peças radiofônicas e praticar o conteúdo apresentado em sala de aula, em especial nas aulas de Português.


Juliana Marques
Créditos: UEPB

Nenhum comentário: