1 de dezembro de 2011

Arquivista da UESC representa a Bahia na I Conferência Nacional de Arquivos

A executora no Projeto Implantação /Implementação dos Arquivos Municipais e responsável pelo Arquivo do Cedoc, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Stela Dalva Teixeira, foi eleita delegada representante dos arquivos municipais da Bahia, pela Conferencia Nacional de Arquivos Região Nordeste, com a finalidade de representar o segmentos baiano na I Conferência Nacional de Arquivos – I CNARQ, que será realizada no período de 15 a 17 de dezembro de 2011, na cidade de Brasília, Distrito Federal.

O objetivo da I CNARQ é promover uma discussão ampla para propor ao Governo Federal um conjunto de ações, com metas e prazos, acerca da implementação, pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Arquivos. Antecedendo a I CNARQ, foram realizadas cinco conferências regionais. A etapa regional Nordeste ocorreu na cidade de Salvador, com cerca de 120 participantes, no mês de outubro.

Eixos temáticos:
“Regime jurídico dos arquivos no Brasil e a Lei nº 8.159, 8 de janeiro de 1991”; “A administração pública e a gestão dos arquivos”;  “Políticas públicas arquivísticas”; “Acesso aos Arquivos, Informação e Cidadania”; “Usos e usuários dos arquivos no Brasil. Instrumentos para a gestão de usos e usuários dos arquivos”; “Arquivos privados” e “Educação, Pesquisa e Recursos Humanos para os Arquivos”, com os seus sub temas.
Pela Bahia, também foram eleitos delegados Aurora Leonor Freixo (ICI/UFBA); Lídia Brandão Toutain (UFBA); José Cláudio Rodrigues (HUPES/UFBA); e Ricardo Sodré Andrade (Associação dos Arquivistas da Bahia).

Créditos: Portal Cultura BA

Nenhum comentário: