20 de dezembro de 2011

O cenário dos concursos públicos de Arquivologia por Marcela Lins


Olá pessoal

O cenário dos concursos públicos de Arquivologia


Sabemos que tem crescido bastante o número de concursos públicos na área de Arquivologia, o que nos anima bastante, porém estamos enfrentando dificuldades para o preenchimento dessas vagas por vários motivos:


1. a informação sobre o concurso não chega a tempo para que os possíveis candidatos possam se organizar e se inscrever.

2. editais incorretos que inviabilizam a participação dos bacharéis em arquivologia
3. salários muito baixos
4. concursos em regiões mais afastadas da cidade natal dos candidatos
5. falta de estudo e preparo dos candidatos
6. falta de interesse dos bacharéis em arquivologia para realizar os concursos

Com todas estas dificuldades estamos perdendo ótimas oportunidades de fazer a Arquivologia crescer em nosso país, de consolidar o exercício profissional do bacharel em Arquivologia e também de melhorar as políticas arquivísticas das instituições públicas e privadas. 


O grande perigo de perdermos essas oportunidades é quando as vagas não são preenchidas e acabam sendo ocupadas por outros profissionais não habilitados na lei que regulamenta nossa profissão, como já aconteceu em muitos concursos. Quando isso acontece, temos o prejuízo coletivo de toda a área da Arquivologia uma vez que a sociedade pode conceber que o profissional arquivista é substituível por qualquer outro profissional "similar". 


Ao levantar essas questões não estou entrando no mérito da competência de saber ou não fazer as atividades e funções arquivísticas mas sim de estar habilitado legalmente para o exercício da profissão de arquivista. Também não quero com isso desqualificar o trabalho de outros profissionais de arquivo formados em outras áreas que muito contribuíram para a Arquivologia no país, mas é preciso deixar claro a necessidade de garantirmos  a inserção dos arquivistas no mercado de trabalho seja na esfera pública quanto privada.


Ser arquivista é um direito garantido por lei e não devemos abrir mão disso.


Para ajudar no enfrentamento dessa problemática, criei no facebook o Grupo "Arquivologia Concursos" , onde o principal objetivo é divulgar vagas de concursos na área de Arquivologia e também outras noticias dessa área de concursos. Quem quiser participar e contribuir é só acessar: 
http://pt-br.facebook.com/groups/188786201213615/, qualquer pessoa pode solicitar inclusão no grupo. No grupo foram criados 3 documentos: " Concursos- docente de Arquivologia", "Concursos - Arquivista", "Concursos - Técnico em Arquivo" onde cada membro pode inserir os links dos concursos nos cargos correspondentes, é apenas uma forma de organizar os concursos por cargo, mas o usuário pode divulgar de forma livre no mural do grupo mesmo sem problemas.

Um abraço a todos!


 Marcela  Lins
Arquivista - Servidora Pública Federal
Graduada em Arquivologia -UFBA
Especialização em Gestão da Administração Pública - UCB
Twitter: http://twitter.com/mlinsba
Blog: www.contextoinformacional.com

Nenhum comentário: