7 de abril de 2012

ESP-MG inicia parceria com Arquivo Público Mineiro



Documentos da ESP-MG serão organizados e armazenados de maneira mais correta.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG, recebeu nesta quinta -feira, 22, a visita dos diretores do Arquivo Público Mineiro (APM).  A visita selou a parceria que a Escola inicia objetivando a melhor conservação de seus documentos e registros.

A Diretora de Gestão de Documentos, Augusta Aparecida em companhia do Diretor de Conservação de Documentos, Pedro de Brito Soares e da Assessora da Diretoria de Gestão de Documentos, Fátima Corsino se reuniram com o Diretor Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira para conhecer a instituição e as instalações da unidade sede e Geraldo Valadão.

A primeira fase da parceria se inicia com a formação de uma Comissão de Gestão de Documentos. Para que todos entendam sobre a manutenção e temporalidade dos documentos, essa comissão deverá se constituir por membros das unidades administrativas da Escola.

Fotos: Gabriela Eduardo
A Coordenadora do Arquivo e Protocolo da ESP-MG Mônica de Siqueira Ferraz, que acompanhou a visita, afirma que a Escola já começou a caminhar para alcançar melhorias, beneficiando também o trabalho e o acesso aos documentos no futuro. “Os arquivos da ESP-MG guardam a memória da instituição, portanto, saber conservar de maneira correta é uma melhoria para todos, afinal, são 65 anos de história” afirma a coordenadora.

Sobre o Arquivo Público Mineiro
O acervo do Arquivo Público Mineiro é constituído por documentos produzidos e acumulados por órgãos da Administração Pública de Minas Gerais e por arquivos privados, abrangendo desde o século XVIII até o século XX. Além de manuscritos e impressos, reúne mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos.

A Biblioteca do Arquivo Público Mineiro, com cerca de 12.000 títulos, destina-se ao atendimento da pesquisa institucional para organização de acervos e suporte à pesquisa de seus usuários.

Fazem parte do acervo publicações técnicas de arquivos e bibliotecas, anais e anuários de órgãos públicos estaduais e federais, mensagens e relatórios do governo mineiro, legislação estadual e federal, biografias, genealogias, bibliografia e um número relevante de livros, periódicos e folhetos sobre a história de Minas Gerais, do Brasil e do Império Português.

Colaboradora: Gabriela Eduardo

Créditos: ESP MG

Nenhum comentário: