31 de julho de 2012

Arquivo do Estado de São Paulo - Banco de dados online oferece acesso a documentos da escravidão


Banco de dados online oferece acesso a documentos da escravidão

Memória da Escravidão reúne documentos produzidos em mais de um século por órgãos da Província de SP

Documentos referentes à escravidão na Província de São Paulo no período de 1764 a 1890 já podem ser consultados no site do Arquivo Público. O projeto Preservação da memória da escravidão em São Paulo no século XIX organizou um banco de dados com o conteúdo de 11 caixas arquivo e 20 encadernados, originários de diversos órgãos administrativos da Província.

O banco de dados encontra-se no link Memória da Escravidão no site temático Viver em São Paulo. A pesquisa de documentos pode ser feita pelos filtros de acesso palavra-chave, localidade, instituição produtora, tipologia documental, número da ordem e período.

A maior parte do acervo é composta por ofícios trocados entre as Juntas Classificadoras de Escravos dos municípios da Província e o Palácio do Governo. Também existem outros documentos importantes, como as listas dos escravos matriculados nos municípios e cartas instrutivas sobre doenças contagiosas procedentes do tráfico negreiro, entre outros.

O projeto Preservação da memória da escravidão em São Paulo no século XIX foi elaborado com o objetivo de promover a organização arquivística, catalogação, preservação e difusão dos documentos sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo referentes à temática escravocrata. Contou com o financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos (ADAI), fundo financeiro multilateral do governo espanhol ao desenvolvimento arquivístico.

Nenhum comentário: