16 de julho de 2012

Inscrições abertas para Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas



Com a proposta de reunir profissionais e interessados na área de gestão de arquivos e bibliotecas públicas, acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas, a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho. Dentro da programação, no dia 27, ocorre no mesmo local, o IV Encontro Baiano de Bibliotecários de Bibliotecas Públicas e o VI Encontro Baiano de Arquivos Municipais direcionado, especificamente, aos profissionais bibliotecários e arquivistas. No evento o público acompanhará temas como a Lei de acesso à informação nos arquivos públicos, cenário da biblioteca pública no Brasil, redes de conhecimentos e redes sociais, dentre outros assuntos.
    Na abertura do II Fórum, dia 25, às 11h, haverá a conferência da diretora de prevenção da corrupção da Controladoria-Geral da União, Vânia Vieira. No período da tarde, às 14h, Jones Carvalho, da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia, palestrará sobre a lei de acesso à informação e o impacto nos arquivos públicos. Neste dia, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Modesto, abordará cenário da biblioteca pública no contexto das novas tecnologias e redes sociais.
    Marcos Viana, gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, diz que a intenção do encontro é agregar e difundir conhecimento com debates específicos da área. “A finalidade do evento é reunir profissionais a fim de facilitar o acesso à informação e as novas tecnologias como suporte para o trabalho”, endossa Viana.
Programação – No segundo dia do II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas, dia 26, as atividades começam às 8h30. A primeira palestra é de Silvia Ninita de Moura Estevão do Arquivo Nacional. Ela abordará acesso às informações públicas e a implantação dos serviços de informação ao cidadão. Na seqüência, a professora da UFF, Margareth Silva tratará da preservação digital e do acesso nas instituições arquivísticas públicas.
   No último dia do evento, 27, às 8h30, o público confere debates e mesas redondas direcionado, especificamente, aos profissionais bibliotecários e arquivistas. A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Aurora Freixo falará sobre políticas de arquivos municipais: estratégias e perspectivas com a professora. A diretora da Biblioteca Virtual 2 de Julho, Cristina Santos da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, também participa da mesa redonda.
 
    No período da tarde, ocorrem oficinas de digitalização de documentos históricos e ferramentas web de interação com usuários de arquivos públicos. Os convidados são, respectivamente, Mário Silva (Family Search International/America Latina Sul) e Rafael Botelho da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.
 
Inscrições – Os interessados já podem realizar as inscrições no site da Fundação Pedro Calmo/SecultBA www.fpc.ba.gov.br. O pagamento deve ser feito através de depósito bancário identificado no Banco do Brasil. Após a confirmação, a cópia de comprovante de depósito bancário devidamente identificado deverá ser enviada por fax ou por e-mail para Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Tendo em vista a quantidade de inscrições disponíveis para profissionais, técnicos e dirigentes de arquivos e biblioteca públicas, as inscrições para estudantes serão limitadas a 18 para estudantes de Arquivologia e 18 para estudantes de Biblioteconomia.
SERVIÇO
O quê -
 II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas – E o IV Encontro Baiano de Bibliotecários de Bibliotecas Públicas e o VI Encontro Baiano de Arquivos Municipais
Onde - Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quando – Nos dias 25, 26 e 27 de julho.
Inscrição – www.fpc.ba.gov.br (Comprovante de deposito bancário deve ser enviado para o fax (71) 3116-68-41 ou para o email forum.baiano@fpc.ba.gov.br).

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