3 de agosto de 2012

NOTÍCIAS: Administração superior do MPPB conhece terceira proposta de 'Projeto de Gestão Documental'


A terceira proposta técnica e orçamentária para o 'Projeto de Gestão Documental do Ministério Público do Estado da Paraíba' (MPPB) foi apresentada nesta terça-feira (31), na sede da Procuradoria-geral de Justiça, em João Pessoa. Uma equipe de especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) expôs o projeto para o procurador-geral Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, para o secretário-geral Francisco Lianza, para a diretora administrativa, Leila Vilhena e para o chefe do Departamento de Arquivo, Fernando Lima.

O procurador-geral fez questão de frisar que a estruturação do arquivo do Ministério Público da Paraíba faz parte de um sonho antigo. “Antes não possuíamos a maturidade necessária para conduzir esse processo e implantá-lo, mas agora estamos certos de que podemos dar esse passo importante para a instituição”, declarou Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
“O seu sonho se junta ao nosso sonho, mas com o acréscimo e força do conhecimento, da ciência e da pesquisa”, destacou a professora Irene Fernandes, integrante da equipe formada ainda por Ana Andréia Amorim, Gloriete Pimentel, Laura Helena Baracuhy.
Com bastante experiência no ramo da arquivologia, o grupo já realizou serviços para instituições como o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), além de já terem atuado no próprio Ministério Público da Paraíba – há cerca de 10 anos, quando realizaram um trabalho junto ao memorial da instituição.
De acordo com a diretora administrativa, Leila Vilhena, os três grupos que se apresentaram são compostos por profissionais e empresas identificados como especialistas da área na Paraíba. A partir de agora, continuou, “vamos entrar em uma fase interna de análise jurídica das propostas para a posterior contratação da equipe vencedora”. Inclusive, os recursos para a contratação já foram alocados pelo procurador-geral.

Propostas concorrentes

Os outros dois projetos foram apresentados no dia 20 de julho. O primeiro foi da equipe da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), composta pelos professores Washington Medeiros (coordenador do Curso de Bacharelado em Arquivologia, do Campus V, em João Pessoa), Esmeralda Sales (bibliotecária) e Anna Carla Queiroz (arquivista e historiadora). O Curso de Arquivologia da UEPB, ligado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da entidade, é o primeiro da Paraíba e o segundo da Região Nordeste.
A segunda apresentação foi conduzida pelos pelos diretores da empresa Arquivar Gestão de Documentos, Cristiane Sousa e Demétrio Sousa. A Arquivar está no mercado há 21 anos e sua matriz fica em Belo Horizonte, Minas Gerais e atua em 16 estados da Federação. Na Paraíba, a empresa está instalada desde setembro de 2010.

Fonte:  MPPB

Nenhum comentário: