3 de agosto de 2012

NOTÍCIAS: Curso de capacitação em ICA-Atom


Curso de capacitação em ICA-Atom


Nesta segunda-feira, 30 de julho de 2012, as equipes de funcionários e estagiários do Arquivo Histórico Regional (AHR), Museu Histórico Regional (MHR), Arquivo Central e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) participaram de um curso de capacitação para a utilização do software de descrição arquivística ICA-Atom (Conselho Internacional de Arquivos - Acesso à Memória).

O curso foi ministrado por Neiva Pavezi, arquivista da Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM. A ministrante atua como consultora na implantação de sistemas de informação em várias empresas da Região Sul, e também como instrutora do Curso de Organização de Arquivos Correntes, de 1994 a 1999. Também é responsável pelas atividades do projeto de extensão A preservação do patrimônio cultural regional de Santa Maria na produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos, financiado pelo Proext 2010. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - GED(A)/UFSM.

Entre os destaques do software ICA-Atom, programa criado há poucos anos e atualizado constantemente muito em função da adoção do mesmo pelas instituições e da adequação a novas demandas, elencamos:
  • É um software livre de descrição arquivística que foi elaborado pelo Conselho Internacional de Arquivos - CIA. 
  • É definido como “uma base de dados em ambiente web, com aplicação de fontes de informação aberta para uso das normas de descrição em um ambiente multi-línguas e multi-repositório”. 
  • É um software de controle de informações descritivas para a plataforma web. 
  • É financiado e/ou apoiado por diversas instituições interessadas na automação da recuperação da informação em instituições de custódia de documentação arquivística, tais como a UNESCO, a World Bank Library and Archives Development, French Archives Directorate. 
  • Pode ser usado por uma única Instituição para a sua própria descrição ou pode ser definido como um multi-depósitos "lista de união" aceitando descrições de qualquer número de Instituições. 
  • É construído com base nas normas de descrição do Conselho Internacional de Arquivos (ICA):  Norma Internacional de Descrição Arquivística geral (ISAD) - 2 ª edição, 1999; Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística (Entidades Coletivas, Pessoas, Famílias) (ISAAR) - 2 ª edição, 2003; Norma Internacional para Descrição de Instituições Arquivísticas (ISDIAH) - 1 ª edição, Março de 2008; Norma Internacional para Descrição de Funções (ISDF) - 1 ª edição, Maio de 2007; todas essas normas estão disponíveis em:http://conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
  • Ainda, foi projetado para ser flexível o suficiente para a adaptação a outras normas e/ou padrões descritivos.
O curso foi capitaneado pelo Arquivo Histórico Regional em função da adoção do software para a descrição arquivística de seu acervo - processo que será iniciado em breve e que terá, com tal ferramenta, disponibilização de pesquisa online e facilidades de busca por temas chave e referências de autoridade pelos usuários.

Nenhum comentário: