24 de setembro de 2012

Notícias: Convênio entre UEPB e Universidade do Porto é apresentado à comunidade do curso de Arquivologia



A-
 A+
Idealizado há cinco anos por docentes e discentes de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, o acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural firmado recentemente entre a UEPB e a Universidade do Porto, em Portugal, traz novas perspectivas para os graduandos e professores do bacharelado da área. Nesta quinta-feira (20), o convênio e as experiências já vivenciadas na instituição portuguesa foram apresentados à comunidade acadêmica.
O assessor da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais da UEPB, Alex Douglas Meaux, tratou das políticas institucionais voltadas à internacionalização da UEPB, os princípios que orientam a atuação da CAII, como se estabelece um convênio de cooperação institucional e como se deu a parceria entre UEPB e Universidade do Porto.
A professora do curso de Arquivologia da UEPB, Eliete Correia dos Santos, que esteve na Universidade do Porto para cursar o doutorado-sanduíche, trouxe um relato das experiências vivenciadas na instituição portuguesa e discutiu as principais características do convênio e da adenda firmada entre o curso de Ciências da Informação da Universidade do Porto e o de Arquivologia da UEPB, que permitirá intercâmbios de discentes e docentes, projetos de investigação conjunta, promoção e organização de eventos em parceria, elaboração de publicações e formalizará ações já existentes.
A professora Eliete apresentou a Universidade do Porto, como é a vida de estudante em Portugal, documentos necessários, questões legais e burocráticas a serem resolvidas e destacou a importância do envolvimento dos estudantes em iniciativas como esta. De acordo com o coordenador do curso de Arquivologia, professor José Washington Medeiros, este evento foi organizado com o intuito de apresentar o convênio e esclarecer algumas dúvidas de estudantes e professores. O docente frisou a satisfação da comunidade acadêmica com a oficialização do acordo, após alguns anos de planejamento.
Sobre o convênio
O convênio foi firmado por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), após algumas reuniões, eventos, lançamentos de livros e diversas atividades realizadas em parceria, desde 2008. É o caso da vinda do professor do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto, Armando Malheiro, ao Campus V da UEPB, em julho de 2011, por ocasião do 15º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, quando o docente anunciou a parceria entre as instituições portuguesa e brasileira, para envio de professores e alunos para intercâmbio.
Na oportunidade, ele colaborou, inclusive, na construção do novo Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da UEPB. Esta não foi a primeira vez que o professor Malheiro veio à Paraíba para participar de um evento promovido pela UEPB. Em 2008, ele esteve no Estado para proferir uma palestra no Fórum Internacional de Arquivologia (FINARQ).
Assim como Armando Malheiro, outros docentes da Universidade do Porto, a exemplo do professor Arnaldo Saraiva e da professora Fernanda Ribeiro, já participaram de eventos ou tiveram trabalhos publicados em parceria com professores da UEPB. Da mesma forma, pesquisadores e professores da UEPB já concluíram ou estão cursando a pós-graduação e participaram de eventos na instituição portuguesa.

Nenhum comentário: