28 de outubro de 2012

TJBA informatiza gestão de documentos administrativos

Desenvolvido pela Justiça Federal da Segunda Região, o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga-Doc), que utiliza certificado digital padrão ICP-Brasil, será adotado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Trata-se de um sistema de gestão informatizada de documentos administrativos, que controla a produção, assinatura, transferência e armazenamento de expedientes administrativos digitais.

A sua adoção é resultado de um acordo de cooperação firmado entre o TJBA, TRF2 (que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ).

O TJBA fará a implantação do sistema Siga-Doc e receberá apoio técnico da Justiça Federal do Rio de Janeiro, além de treinamento para o uso e a manutenção do programa.

Segundo os termos do acordo, o apoio técnico tem como objetivo orientar sobre aspectos arquiteturais do sistema e facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades para atender às necessidades específicas do TJBA.

Baseado em software livre, o sistema Siga-Doc é usado desde 2007 na Segunda Região e vem sendo constantemente aperfeiçoado.

Em 2010, o Siga-Doc obteve as melhores notas em uma avaliação de sistemas de gestão eletrônica de documentos realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).

A proposta do programa é melhorar a eficiência e a racionalizar o tratamento e organização de fluxos de trabalho, expedientes e documentos, além de facilitar e agilizar o acesso à informação pelos diversos setores organizacionais e, ainda, reduzir o consumo de papel pela administração.

Créditos: Gsoft

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