30 de novembro de 2012

Formacao em Preservaca​o Digital (6 e 7 de Dezembro em Guimaraes)

Formação em Preservação Digital
Ambientes de preservação escaláveis -Identificação e caracterização de coleções digitais

6 e 7 dezembro 2012
Museu Arqueológico Sociedade Martins Sarmento,
Guimarães, Portugal

Registo aberto em http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. Este evento é apoiado pela Capital Europeia da Cultura 2012.


Descrição
Ao longo dos últimos anos, organismos públicos e empresas têm vindo a armazenar grandes volumes de informação digital. Parte dessa informação apresenta necessidades de conservação que se estendem para além do tempo de vida do software e hardware que a suportam.

Atualmente, um dos maiores desafios para a preservação digital é a identificação dos formatos que se encontram nos nossos arquivos e repositórios. Sem saber aquilo que temos, é impossível realizar qualquer planeamento ou ação de preservação.

Apesar de se terem desenvolvidos alguns trabalhos nesta área, a verdade é que a natureza dos formatos digitais e a sua constante evolução significa que o problema nunca será efetivamente "resolvido". Este curso de formação promovido pelo projeto SCAPE dar-lhe-há a conhecer a experiência e a capacidade necessária para escolher com confiança ferramentas de caracterização e identificação de formatos adequados ao seu problema específico de preservação.

Nesta formação irá também tomar conhecimento de como integrar estas ferramentas nos seus próprios sistemas e fluxos de trabalho, aproveitando a experiência dos nossos formadores.

Resultados de aprendizagem
No final do evento de formação os participantes serão capazes de:
1. Distinguir entre diferentes tipos de ficheiros e identificar os requisitos para a caracterização de cada um deles.

2. Realizar experiências de identificação e caracterização de formatos, bem como deteção de ficheiros duplicados em sistemas de arquivo.

3. Avaliar criticamente ferramentas de caracterização e identificação de formatos e avaliar as suas vantagens e desvantagens quando usado em cenários diferentes.

4. Comparar e contrastar as diferenças na execução de ferramentas de caracterização e identificação tanto em cenários stand-alone, como em fluxos de trabalho mais complexos.

5. Conceber um sistema que combina fluxos de trabalho com ferramentas de caracterização, identificação e validação de formatos para atender a uma variedade de cenários.

6. Conduzir uma análise em profundidade de grandes volumes de dados de modo a encontrar amostras representativas que permitam planear e executar ações de preservação.

Agenda
A agenda detalhada da formação encontra-se em http://www.scape-project.eu/wp-content/uploads/2012/10/SCAPE_Guimaraes_Agenda_1.01.pdf


A quem se destina?
Bibliotecários e arquivistas digitais, gestores de informação, gestores de repositórios institucionais, ou qualquer pessoa que tem sob a sua alçada a gestão e preservação de informação digital.
Programadores e implementadores de sistemas de gestão de informação são também fortemente encorajados a participar.


Inscrição
O formulário de inscrição encontra-se disponível em http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. O custo da formação para os dois dias é de€100. Inclui almoço e cofee-breaks.
O jantar com todos os formadores e participantes é opcional e tem um custo de €25. Realizar-se-à no melhor restaurante da cidade.

As inscrições terminam a 30 de novembro.

Local
O evento terá lugar no Museu Arqueológico Sociedade Martins Sarmento em Guimarães nos dias 6 e 7 de dezembro.


Questões
Qualquer questão poderá ser colocada através do email: payments@keep.pt
Ou dos contactos apresentados em http://www.keep.pt/?page_id=185

Nenhum comentário: