26 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS: Cedoc realiza I Workshop de Gestão de Documentos da UnB


Evento no Centro de Excelência em Turismo destaca importância das atividades aos servidores para organizar materiais

Publicação: 12/12/2012 14:09 Atualização:
Cerca de 70 servidores da UnB participaram do I Workshop de Gestão de Documentos da Fundação Universidade de Brasília (FUB), realizado nesta quarta-feira, 12 de dezembro, no Centro de Excelência em Turismo (CET).
Organizado pelo Centro de Documentação da UnB (Cedoc), o workshop tem por objetivo passar informações aos servidores da UnB – especialmente da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – sobre a importância das atividades de gestão dos documentos na Universidade de Brasília e a importância do mapear os processos e levantar o fluxos para realizar a gestão do material.
Fizeram parte da programação a palestra Sistemas de gestão e informatização de materiais fotográficos de arquivos, ministrada pelo professor convidado Alessandro Chiaretti e a palestra Processos de Gênese de Documentos: como os documentos surgem na UnB – mapeamento de processos e fluxos de documentação, ministrada pelo arquivista do Cedoc, Domingos Rodrigues.
A vice-reitora da UnB, professora Sônia Báo, afirmou, ao abrir o encontro, que considera o tema de extrema importância para a Universidade. Sônia Báo manifestou ainda o seu apoio às atividades realizadas pelo Cedoc. Encerrando a programação, a arquivista e diretora do Centro, Tânia Moura, salientou na palestraApresentação de resultados das atividades que, somente em 2012, foram concluídos três trabalhos complexos e de grande volume documental, que somam a extensão de 961 metros lineares de documentos, ao custo aproximado de R$ 769 mil reais, gastos em tratamento de arquivos.
“O Cedoc foi criado em 1986 e, até 2009, só acumulava documentos. A partir de então, começamos o trabalho de avaliar, classificar, ordenar, higienizar, acondicionar e identificar os arquivos. Muitos materiais estavam acumulados e sem contexto; a nossa triagem, para organizar o material, demorou mais de seis meses”, explicou.

Nenhum comentário: