1 de julho de 2013

EVENTOS: 7º Encontro Preparatório Fórum Mundial de Ciência 2013 - Brasília, DF

Nos dias 21 e 22 de AGOSTO, a Universidade de Brasília sediará o 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência. O evento será realizado no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Darcy Ribeiro, e contará com a presença de pesquisadores da UnB e de outras instituições de ensino e pesquisa do Centro-Oeste.

As inscrições para o encontro podem ser feitas aqui. "[O evento] é importante porque traz aos professores e pesquisadores da região um diagnóstico do que a ciência está fazendo hoje e o que pode ser feito num futuro próximo", avalia o decano de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, Jaime Santana. A iniciativa é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Universidade de Brasília.

Durante o encontro, será discutido o tema "Ciência para o Ambiente e a Justiça Social". A programação prevê ainda debates sobre os desafios da ciência, no século  21, relacionados aos novos padrões de produção e consumo; o uso da ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das metrópoles; além do papel da educação no despertar da curiosidade e criatividade científica nos jovens. "Diferente das outras reuniões, a gente fez questão de colocar, nesse programa, uma área extremamente importante para o desenvolvimento global, as ciências humanas", conta Jaime Santana.

FÓRUM MUNDIAL DE CIÊNCIA - O evento integra uma série de encontros e palestras promovidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para ampliar as discussões sobre o uso da ciência na resolução de problemas da atualidade. A intenção também é divulgar o Fórum Mundial da Ciência, que ocorre no Rio de janeiro nos dias 25 e 26 de novembro.

Anteriormente, esse encontro foi realizado em outras seis capitais - São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife e Porto Alegre. Brasília será a última cidade a realizar o encontro antes do Fórum Mundial de Ciência que, desde 1999, acontece na cidade de Budapeste, na Hungria, e pela primeira vez será realizado em outro país.

Nele, estarão reunidos grandes nomes do Brasil e do mundo na área de Ciência e Tecnologia. Entre eles, Werner Arber e Dan Shechtman, ganhadores do Nobel de Medicina e Química, respectivamente. "Muita coisa está acontecendo no Brasil, e o mundo está de olho no que temos a dizer. Um evento como esse, realizado aqui, significa a aceitação do Brasil como país sério, que trata a ciência e a tecnologia num contexto global, de forma social e competente", diz o decano Jaime Santana.

Créditos: UNB

Nenhum comentário: