12 de julho de 2013

Fórum: “Arquivos Digitais: experiências - 15/08/2013 - Campinas / SP


INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Data: 15 de Agosto de 2013
Horário: das 9h00 às 17h00



INFORMAÇÕES ADICIONAIS
SIARQ/Unicamp
Telefone: +55 (19) 3521-6439


ORGANIZAÇÃO

ARQUIVO CENTRAL DO SISTEMA DE ARQUIVOS (SIARQ/UNICAMP)
O Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (SIARQ) é um órgão complementar da Reitoria, vinculado a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), encarregado em coordenar e desenvolver a política e a gestão, preservação e acesso de documentos da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Sistema de Arquivos da Universidade que integra Conselho Consultivo e Comissões Central e Setoriais de Arquivos, Arquivos e Protocolos Setoriais. 



GRUPO DE PESQUISA MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO (FE/UNICAMP)
O grupo de pesquisa Memória, História e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas desenvolve pesquisas nestas áreas, atentando para os debates nacionais e internacionais dos pesquisadores em educação e à formação inicial e continuada dos professores, que atuam em diferentes níveis de ensino. Os principais temas de pesquisa são ensino de história; história da educação; memória e história das instituições.


SOBRE O EVENTO

A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo. Os documentos digitais sofrem diversas ameaças decorrentes da fragilidade inerente aos objetos digitais, da facilidade de adulteração, bem como da rápida obsolescência tecnológica. 
Desde 2004, a UNICAMP tem feito eventos para tratar as questões da preservação de documentos arquivisticos digitais O foco dos fóruns anteriores foi a de discutir e divulgar bases conceituais, requisitos e padrões da preservação de documentosarquivisticos digitais autenticos, confiáveis e acessíveis ao longo do tempo. Foram apresentados por exemplo, o projeto InterPARES, da Universidade British Columbia do Canadá, que definiu conceitos de preservação arquivística, o Modelo Open Archival Information System (Consultive Commitee for Space Data Systems, para repositórios digitais e Modelo de Requisitos para o desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivistica de documentos (e-ARQ/Brasil) do Conselho Nacional de Arquivos.
Nesta oportunidade pretende-se apresentar experiências de soluções em sistemas de informação, de gerenciamento de documentos e de repositórios, na produção e na preservação de documentos arquivísticos, que levaram em conta a base conceitual estudada e adotada por algumas instituições brasileiras. Pretende-se ainda apresentar um panorama atual dos estudos e das iniciativas em preservação digital em âmbitos nacional e internacional.


PROGRAMA
8h30 - Credenciamento

9h00 – Abertura: 
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Universidade


Mesa 1 – Panorama da preservação digital
Coordenador: Profa. Dra. Maria do Carmo Martins


9h40 – Memória e arquivos digitais: panorama da preservação de documentos digitais
Palestrante: Carlos Augusto da Silva Ditadi (Arquivo Nacional)

10h30 – Coffee Break

10h50 – PDF/A: formato ISO para preservação de documentos digitais 
Palestrante: João Alberto de Oliveira Lima(Senado Federal)

11h30 - Debate
12h00 - Almoço

Mesa 2 - Experiências em preservação de documentos digitais
Coordenador: Carlos Augusto da Silva Ditadi


14h00 - Projeto de preservação de documentos digitais na Unicamp e o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos
Palestrante:Andressa Cristiani Piconi e Cássia de Paula Moreira Coghi (Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP)

15h00 - Implantação de Soluções de Preservação em Sistema de Informação: o caso do Demonstrativo de Pagamento de Pessoal da Diretoria Feral de Recursos Humanos
Palestrante: Thiago Sbrici (Diretoria Geral de Recursos Humanos da UNICAMP)
15h30 - Coffee break

15h50 - Digitalização de documentos permanentes e infraestrutura de armazenamento de documentação digital: caso do Arquivo Edgard Leuenroth
Palestrante: Humberto Celeste Innarelli (Arquivo Edgar Leuenroth Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP)

16h20 - Debate
17h00 - Encerramento

Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/ e cadastre-se.

Nenhum comentário: