12 de setembro de 2013

III Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa - São Paulo / SP

O Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa - Humanidades e Interfaces Digitais reúne, dias 17 e 18/09, especialistas brasileiros e de diversos países (Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália e Reino Unido) para debater apropriação e utilização de ferramentas e recursos digitais em museus e instituições culturais similares, cada vez mais necessários no cotidiano dos órgãos que preservam, pesquisam e disponibilizam acervos.

Até recentemente, as ferramentas virtuais, embora com amplo uso no campo das ciências exatas, estavam distantes do campo das humanidades. A informatização, no entanto, já é uma realidade desde os sistemas de gestão e de recuperação de informação à reprodução e disponibilização de imagens.
 
É a partir dessa mudança de paradigmas, profundamente marcada pela rápida expansão de novas formas e meios de produção e extroversão do patrimônio cultural e pelos novos desafios colocados também para instituições de memória, que se estruturam as discussões e debates propostos para o Seminário. Os estudos de caso e experiências dos profissionais convidados foram estruturados sobre questões inerentes aos seguintes eixos: Estratégias de comunicação em contextos digitais; Acervos e coleções digitais: da reprodução do objeto à representação virtual; e Sistemas de informação e documentação: da estruturação do significado à estrutura da significação.
 
  Mais informações sobre este seminário
 
Inscrições a partir de 1º de agosto pelo Portal Sesc SP ou nas Centrais de atendimento das Unidades do Sesc SP. De R$ 20,00 a R$ 80,00.
 
 Haverá tradução simultânea.
 
:: Mais informações sobre este Seminário:

Sesc Consolação
R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP – CEP 01225-00
TEL.: 3234 3000
email@consolacao.sescsp.org.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 

Nenhum comentário: