6 de novembro de 2013

Palestra "Acervos Digitais – Instituto Antonio Carlos Jobim" no Rio de Janeiro

A série Memória & Informação apresenta a palestra "Acervos Digitais – Instituto Antonio Carlos Jobim", ministrada por Paulo Jobim, diretor do Instituto e pela designer Renata Ratto. A conferência acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A entrada é franca.

:: Ementa:
Serão abordados os seguintes tópicos: 
- Catalogação dos acervos através do DSpace
- Formato de arquivos armazenados (fotos / áudios / vídeos)
- Modificações estruturais e visuais no DSpace
- Hotsite que utiliza a base de dados do DSpace

:: Sobre a instituição:

 Instituto Antonio Carlos Jobim desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas que representam o Brasil. Atualmente, o espaço digital do Instituto abriga os acervos dos artistas: Tom Jobim, Lucio Costa, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento. O acervo de Paulo Moura está em fase de construção. A equipe do Instituto é bem diversificada, composta por músicos, pesquisadores, historiadores, designers e arquitetos, agregando qualidade à catalogação de cada acervo.

:: 
Palestrantes:

Paulo Jobim é fundador e diretor do Instituto Antonio Carlos Jobim. Ele é músico, produtor musical, arquiteto e consultor de acervos digitais. Programou o portal www.jobim.org através do software livre DSPACE, do qual é colaborador, junto ao Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Renata Ratto é designer formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (Uerj), com experiência nas áreas de design gráfico, editorial e produção cultural. Como designer do Instituto Antonio Carlos Jobim, ela gerencia, junto a Paulo Jobim, o desenvolvimento e aprimoramento do portal www.jobim.org.

Fonte: http://www.casaruibarbosa.gov.br

Att,

Diretório Acadêmico José Pedro Esposel - DACAR
Arquivologia • UNIRIO

Nenhum comentário: