27 de fevereiro de 2014

Curso de Capacitação de Oficineiros em Educação Patrimonial na APERS


Nosso Programa de Educação Patrimonial está retomando os trabalhos relacionados à realização de oficinas com as turmas da Educação Básica. E antes de começar a recebê-las, como fazemos a cada novo semestre, realizaremos a primeira edição de 2014 da Capacitação de oficineiros, que iniciará no dia 12 de março.

O público-alvo são estudantes de graduação em História e demais áreas ligadas ao Patrimônio Cultural que estejam cursando a partir do 3º semestre, e o principal objetivo do curso de capacitação é oportunizar contato teórico e prático com a metodologia da Educação Patrimonial. Serão inscritos estudantes da disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, do curso de Licenciatura em História da UFRGS (que realizarão as atividades para cumprir seu estágio obrigatório), e demais interessados que pretendam receber certificado de 40h complementares.
 
O curso está organizado em onze encontros. Os quatro primeiros são encontros teóricos, em que debateremos textos ligados à temática e conheceremos a metodologia das oficinas. Eles ocorrerão nos dias 12, 14, 19 e 21 de março, sempre às 14h, no auditório do APERS. O 5º encontro é reservado para a observação, em que os oficineiros deverão acompanhar a equipe do Arquivo enquanto esta realiza uma oficina. A partir do 6º encontro ocorrerão as práticas, em que cada oficineiro acompanhará um pequeno grupo de alunos da Educação Básica ao longo de todo o turno da oficina, trabalhando com eles conceitos como memória, história, identidade e patrimônio, a partir de um documento pertencente ao acervo do Arquivo.
 
As inscrições devem ser feitas através do e-mail acaoeducativa@sarh.rs.gov.br, informando nome completo, instituição, curso, semestre e telefone para contato. Participe! Nos vemos no dia 12/03, às 14h, no auditório do APERS!
 


Nenhum comentário: