26 de fevereiro de 2014

Uso de tecnologias como política de preservação de patrimônio cultural - documental - Por: Eliana Rezende

Por: Eliana Rezende


Em outro post esclareci o que a Gestão Documental pode representar para as instituições do ponto de vista de racionalidade administrativa.

Nessa oportunidade, estaremos tratando do valor de políticas de preservação de patrimônio cultural-documental de acervos históricos dentro das instituições e de que forma são importantes como meio de garantir que informações contidas em documentos de diferentes suportes tenham asseguradas sua permanência através do tempo, para beneficio da pesquisa, cultura e inovação. Escrito por: Eliana Rezende, São Paulo, 2012.
Com esta responsabilidade e preocupação é que as diferentes tecnologias disponíveis no mercado têm se transformado em coadjuvantes num trabalho que possui duas frentes: de um lado, a disponibilização de informação de qualidade em tempo reduzido ao mesmo tempo em que possibilita que políticas de preservação e conservação se efetivem.

A noção de patrimônio é interessante quando pensamos a massa documental existente no interior das instituições. O conceito de patrimônio vem se alargando contemporaneamente e neste sentido pode tomar não apenas a produção humana (obras de engenharia, monumentos, tecnologias, etc) , mas toda a produção emocional e intelectual das sociedades (música, poesia, acarajé, entre outros). Assim, o patrimônio é um bem cultural que permite que possamos conhecer melhor a sociedade e o mundo que a cerca, desde que estes sejam capazes de vencer o tempo.

Ministrando Oficina de Preservação e Conservação Documental

E é exatamente esse o desafio que se coloca aos profissionais que atuam com documentos que necessitam ter uma guarda de longa duração. Como atuar de forma eficiente e eficaz realizando todo o trabalho de manutenção de acervos com políticas de preservação e conservação de documentos, ao mesmo tempo em que se garante o acesso às informações que tais registros contém? Como garantir que a informação seja preservada em quaisquer que sejam os seus suportes e que as mesmas sejam utilizadas como meios para a criação de inovação e conhecimento?
 
[...]
 

Nenhum comentário: