16 de julho de 2014

Notícias: Aos associados da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), parceiros de luta e colegas.

 A Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de outubro de 1971, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e possui cerca de 800 associados distribuídos pelo país. Tem como objetivos principais estimular o desenvolvimento da Arquivologia no Brasil; promover a capacitação profissional do arquivista, trabalhar em prol da implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas arquivísticas, bem como da carreira do arquivista e do profissional de documentação e informação que atua nos arquivos; prestar assessorias e serviços profissionais na área da Arquivologia no âmbito da administração pública e privada; manter intercâmbio entre os profissionais e instituições da área da Arquivologia, Documentação e Informação, no plano nacional e internacional; e promover a difusão do conhecimento arquivístico por meio da organização de eventos científicos, como congressos, seminários, conferências, bem como por meio da publicação de livros e periódicos da área.

Por cerca de 10 anos ficamos à frente da Associação (2003-2014) e trabalhamos arduamente para o cumprimento e superação dos objetivos da AAB. O trabalho da diretoria sempre foi realizado em conjunto com os membros dos conselhos e comitês, e contou com o apoio de muitos colegas e instituições que participaram das nossas aspirações e realizações. As nossas conquistas são de toda a comunidade arquivística e o resultado do esforço de um coletivo, que possui um histórico de luta na Arquivologia e pela Arquivologia.

Após esses anos, julgamos que era necessário mudar, não só devido a movimentos pessoais que envolvem a busca de novos desafios, como também porque toda instituição precisa de renovação. Assim, não nos candidatamos no processo eleitoral, certas de que na AAB suscitaria um novo grupo, com o desejo de contribuir para a defesa e o fortalecimento dos profissionais de arquivo.

Despedimo-nos com o sentimento do dever cumprido. A AAB é hoje uma editora consolidada na área, com uma média de 2 livros publicados ao ano, e, além disso, a revista Arquivo & Administração está classificada pelo Qualis Capes como B1. Foram traduzidos textos importantes para o português de forma que pudéssemos contribuir para a divulgação do conhecimento produzido na Arquivologia.

A difusão do conhecimento também está refletida em outra iniciativa editorial: a publicação de monografia ao vencedor do Prêmio Maria Odila Fonseca, realizado anualmente.

Ainda, sobre a promoção e difusão do conhecimento arquivístico, a AAB atualmente promove 2 eventos científicos com divulgação e reconhecimento internacional na área e com reconhecimento pelas agências de fomento no país: o Congresso Brasileiro de Arquivologia e o Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas. Desses eventos participaram os grandes teóricos contemporâneos da Arquivologia e muitas iniciativas inovadoras foram apresentadas.

A Associação participou ativamente dos processos políticos que envolveram o fortalecimento da instituição arquivística e dos arquivos, e a revisão do marco legal que define a política pública para os arquivos no Brasil, e se reintegrou ao Conselho Internacional de Arquivos e à Associação Latino Americana de Arquivos.

Todos poderão conhecer mais sobre o que foi realizado lendo o Relatório no link http://www.aab.org.br/?page_id=1418

Agradecemos a colaboração de todos e desejamos à nova equipe um bom trabalho e que continuem a promover a Arquivologia e a fortalecer os profissionais de arquivo.

Diretoria da Associação dos Arquivistas Brasileiros

Nenhum comentário: