27 de agosto de 2014

NOTÍCIAS: Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense é reformado

Local, que abriga documentos convencionais e digitais da universidade, teve todas as salas reestruturadas e modernizadas, favorecendo reorganização da documentação

Os alunos e funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) deram mais um passo importante na manhã de ontem. Isso porque a Coordenação de Arquivos (CAR) da UFF entregou os espaços reformados e readequados do prédio do Arquivo Central. Uma das mudanças foi a modernização das partes elétrica e hidráulica tão pedida pelos funcionários. A Coordenação é vinculada à Superintendência de Documentação e responsável pela gestão dos documentos convencionais e digitais da UFF. 

De acordo com a superintendente de Comunicação da UFF, Ana Maria de Hollanda, a entrega dos espaços foi um avanço enorme para a universidade, não apenas na questão física e infraestrutura do prédio, como também um avanço na reorganização da documentação arquivista da UFF.

"O prédio foi bem remodelado e vai abrigar de forma mais adequada a documentação porque hoje os depósitos estão climatizados, estão dentro da normalização exigida, não que antes não estivesse, mas o aspecto físico do prédio não estava ajudando e é importante que o espaço físico seja adequado para abrigar essa documentação", disse.

Entre as reformações e readequações do prédio, estão a reestruturação da área do telhado, a criação de novos espaços para guarda dos documentos, a criação de uma sala de pesquisa, uma rampa de acesso aos portadores de deficiência e um banheiro adaptado às questões de acessibilidade.

Assim como Ana Maria, o coordenador do Arquivo Central, Igor Garcez, também acredita que a reforma da infraestrutura do prédio foi um dos principais ganhos para a universidade.

"Trabalhar em um ambiente limpo, organizado e bem estruturado facilita a todos os requisitos, tantos os técnicos quanto os físicos. A pessoa vem trabalhar mais motivada. A demanda da universidade em relação à documentação tem crescido muito por conta da expansão de novos prédios e abertura de novos cursos", analisou.

Já para o reitor da UFF, Roberto Salles, uma das maiores novidades e diferenciais do espaço para alunos e servidores está relacionado a digitalização.

"A ordem agora é: inovar, digitalizar e empreender. O arquivo, que talvez, o aluno precisaria vir até aqui para visualizar, ele pode estar consultando no sistema. A tendência é essa e temos que caminhar junto com essas mudanças", finalizou.

Por Milena Bouças 26/08/2014

Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário: