19 de setembro de 2014

Fui demitido por Vitor Bellizia

Hoje pela manhã, fui caminhar com um amigo que havia sido demitido semana passada.
Ele é um profissional de alta qualificação e um excelente executivo. É um líder nato e conhece o que faz. Saiu da empresa pois ocorreu um programa de redução de custos.
Isto acontece com os melhores profissionais.
O importante é partir para ação e aqui estão algumas ideias que trocamos durante a caminhada que gostaria de dividir com vocês.
1. Faça uma programação financeira
Este é o ponto de partida. Entenda seus gastos e suas receitas e projete quanto tempo você pode ficar no período de transição. Isto pode envolver, por exemplo, a desmobilização, venda de algum bem e uma reprogramação de despesas e prioridades.
Dependendo do nível, segundo pesquisas, os executivos levam em média de 6 meses para se empregrar, Quanto mais tempo você puder estender sua capacidade finaceira melhor será. Maior será seu poder de fazer escolhas. Por isso, corte despesas desnecessária e adie aquela viagem de seus sonhos. Tempos melhores virão.
2. Organize a sua rotina
O período de transição de carreira exige muito trabalho e manter a auto-estima elevada. Minha sugestão é tirar o período da manhã para fazer exercícios físicos, ler, assistir ao seu programa favorito , ficar um pouco com os filhos etc.
O período da tarde é hora de colocar a mão na massa, reativar seus contatos, fazer contatos novos ( o linkedin é ótimo para isso), pesquisar o mercado, atualizar-se sobre economia e finanças ( ler os resumos de economia dos sites de conteúdo é um bom começo) e caso apareça uma oportunidade estudar sobre a empresa que você vai se candidatar para fazer uma ótima entrevista. Faça uma rotina de busca nos principais sites de emprego e no linkedin. ( Vagas.com, Indded, Sites do hunting)
Encare esta fase como um trabalho, dedique-se e faça um acordo com sua família que você não está desempregado. Pelo contrário, você esta procurando emprego. Caso contrário, as pessoas pensam que você tem tempo livre sobrando e te empurram uma série de atividades domésticas para fazer. ( aquele supermercado, pegar e levar filhos na escola, resolver aquele problema com encanador etc). Isto faz muita diferença.
3. Atualize o linkedin, CV e pense em seus objetivos
É hora de deixar o linkedin atualizado com suas experiências e qualificações. Os headhunters e as áreas de Talent Management das empresas fazem pesquisas através de palavras chaves. Tenha estas palavras chaves na descrição de sua experiência profissional no linkedin.
Atualize seu CV em português e inglês e aproveite esta hora para fazer uma reflexão sobre sua vida profissional, suas fortalezas e deficiências.
Foque também no que é seu objetivo de vida e carreira. As vezes, ao fazer esta reflexão, muitos se encaminham para um negócio próprio.(consultoria, varejo etc)
4. Não se esconda
Procure seus colegas, amigos e familiares para ajudá-lo no esforço de recolocação. Grande parte das vagas são preenchidas por indicação. Retome seu networking, fale de seus objetivos profissionais e como a pessoa pode ajudá-lo.
Faça um curso da sua área, vá seminários e encontros. Estes são ótimos momento de ampliar seu networking.
5. Relaxe, melhore sua saúde, aumente sua auto estima
Os exercícios físicos são o melhor remédio contra a baixa auto estima, ansiedade e negativismos que podem aparecer nesta fase. Inclua nos seus hábitos esta rotina saudável.
Isto vai melhorar a sua saúde e contribuir para você estar forte para enfrentar o mercado.
O mesmo vale para a alimentação, para a vida espiritual e tudo mais. ( lembra daquele dentista que você queria ir mas não dava tempo?)
Aproveite o tempo a mais e curta sua família e amigos.
Tenha certeza que este é um período transitório e se você não aproveitá-lo bem você vai se arrepender quando já estiver empregado.
Forte abraço,
Vitor Bellizia

Nenhum comentário: