20 de setembro de 2014

Oportunidades bolsa de pesquisa para estudantes da graduação na FCRB:

Oportunidades bolsa de pesquisa para estudantes da graduação na FCRB:

A) Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira

A análise tipológica é um método utilizado no escopo da metodologia arquivistica que permite aprofundar o conhecimento que termos das ações, e atividades que dão origem ao documento em si. No ambiente da vida pessoal os documentos são produzidos não só considerando as regras de inserção social do individuo mas também as convenções sociais vigentes em determinado período histórico e em determinados grupos a que o produtor do arquivo faz parte. Nesse projeto Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira pretendemos usar a Coleção Família Barbosa de Oliveira (CFBO) como campo empírico, porque alem de não existir a figura do produtor de arquivo, trazendo para a documentação reunida por seu colecionador um conjunto muito variado de documentos, temáticas e tipos documentais, mas também porque é uma coleção com um conjunto documental significativo, cobrindo o período de 1778 a 1965.Destacamos que a pesquisa se concentrará no estudo dos documentos do século XVIII e XIX.


- bolsa de Iniciação Científica para graduando em Arquivologia ou História a partir do 4º período

Orientadora: Lúcia Maria Velloso de Oliveira

B) História da política cultural no Brasil: a ação dos Conselhos Federais de Cultura

O projeto destina-se a resgatar as ações do poder público federal, no campo da cultura, a partir da década de 1960, tendo com o principal objeto de análise as ações do Conselho Federal de Cultura - CFC, criado em 21 de novembro de 1966. O CFC permaneceu em funcionamento por mais de 20 anos, tendo sua dissolução decretada em 1990. Entre as atribuições do Conselho, previstas na legislação, estavam a de formular a política cultural nacional, articular-se com os órgãos estaduais e municipais e estimular a criação de Conselhos Estaduais de Cultura. A documentação produzida pelo CFC tornou-se fonte privilegiada de informações sobre as ações da administração federal no campo da cultura.

- 1 bolsa de Iniciação Científica para graduando nas áreas de História, Arquivologia, Ciência da Informação, Produção Cultural ou Ciências Sociais, que demonstrem interesse por questões de história política e políticas públicas de cultura contemporânea e por trabalhar com documentação.
Orientadora: Lia Calabre de Azevedo

4. DO CALENDÁRIO

A inscrição contendo cópia digital da documentação exigida deve ser feita através do correio eletrônico (pic@rb.gov.br) até o dia 20 de setembro de 2014. 

No dia 23 de setembro, os candidatos devem consultar o site para verificar a escala das entrevistas. 

As entrevistas ocorrerão no dia 25 a 30 de setembro de 2014. Os candidatos devem se apresentar com 15 minutos de antecedência, levando a documentação impressa. 

Resultado: até dia 2 de outubro 

Mais informações:

Nenhum comentário: