6 de outubro de 2014

AAB - Cursos organizados pela Associação dos Arquivistas Brasileiros

Cursos organizados pela Associação dos Arquivistas Brasileiros

Microfilmagem e Digitalização de Documentos

Apoio: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Instrutor: Leonardo Machado Borges – Empresário, sócio da FEMADE – Tecnologia Ltda. Dirige área de Tecnologia da Informação.

O curso pretende abordar o entendimento do processo e negócio e seus registros, a ordenação e preparo da documentação, tecnologia de digitalização, indexação, tecnologia de microfilmagem, microfilmagem eletrônica, lei de acesso à informação, lei de arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes

Data: 14 e 15 de outubro de 2014

Local: Arquivo Geral da Cidade do RJ, R. Amoroso Lima, 15 – Cidade Nova, Rio de Janeiro

Saiba mais em: http://www.aab.org.br/?p=2653

Banco de Dados para Gestão de Arquivos e Centros de Documentação

Apoio: Arquivo Nacional, Ministério da Justiça.

Professor: Gabriel Moore Forell Bevilacqua, possui graduação em História e mestrado em História social pela Universidade de São Paulo, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado. Cursou o Modern Archives Institute (National Archives and Records Administration/Library of Congress, EUA) e é especialista em organização de arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Coordenou, entre 2008 e 2014, o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. É membro do Grupo de Trabalho Arquivos de Museus e Pesquisa (USP), da diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) e dos conselhos do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus (CIDOC/ICOM) e da Associação de Amigos do Centro de Memória do Circo. Também integra o conselho editorial e científico da Coleção gestão e documentação de acervos: textos de referência (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), o International Terminology Working Group (Getty Research Institute, EUA) e os comitês científicos dos seguintes eventos: Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa (2009, 2011 e 2013), Seminário Serviços de Informação em Museus (2010, 2012 e 2014) e Seminário Internacional Documentação como ferramenta de preservação (2014).

O curso pretende abordar bancos de dados: conceitos e funções, arquivos e centros de documentação: definição e contexto de aplicação, sistemas informatizados para gestão de arquivos e acervos documentais , avaliação, seleção e aquisição de soluções oferecidas pelo mercado, normas, padrões e standards vigentes, a questão do software livre e do software proprietário/licenciado, projetos para desenvolvimento de soluções próprias, mapeamento de processos e procedimentos, modelagem e migração de dados, documentação de sistemas, manutenção, atualização e permanência de sistemas.

Data: 21 e 22 de outubro de 2014

Local: Mini-auditório do Arquivo Nacional, Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro

Saiba mais em: http://www.aab.org.br/?p=2752

Preservação de acervos fonográficos: discos de vinil e goma-laca

Apoio: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Professor: Sérgio Conde de Albite Silva, doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia UFF-IBICT, mestre em Memória Social e Documento e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Publica nas áreas da Arquivologia, Ciência da Informação e Biblioteconomia, com ênfase na preservação da informação arquivística, políticas públicas de preservação, conservação preventiva em arquivos e bibliotecas e políticas públicas arquivísticas.

O curso pretende abordar o sentido da preservação de acervos, princípios da preservação, padrões para aplicação da metodologia de preservação no acervo fonográfico, entidades informacionais de acervos fonográficos, o suporte fonográfico – discos, a preservação dos discos de vinil e de goma-laca, o processamento da informação dos discos de vinil e de goma-laca.

Data: 06 e 07 novembro de 2014

Local: Arquivo Geral da Cidade do RJ, R. Amoroso Lima, 15 – Cidade Nova, Rio de Janeiro

Saiba mais em: http://www.aab.org.br/?p=2746

  1. Em breve mais informações sobre os cursos de dezembro

Gestão de Documentos em Arquivos Empresarias

Professora: Clarissa Moreira dos Santos Schmidt, Professora Adjunta I no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada "Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações" foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca , oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Mestre em História Social (2005) sendo bolsista CAPES, e bacharel em Ciências Sociais (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua experiência profissional é voltada à Gestão da Informação e de Documentos, Arquivos Permanentes e Memória Empresarial. É professora no Curso "Introdução à Política e ao Tratamento de Arquivos", promovido pelo CEDIC e pela Coordenadoria de Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP desde 2009, além de pertencer ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) a partir de 2008, ocupando atualmente o cargo de Vice-presidente. Tem experiência na área de Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da arquivologia, gestão da informação e gestão de documentos.

Data: 04 e 05 de dezembro de 2014

Carga horária: 16 horas

Curso Curadoria de Objetos Digitais

Professora: Luana Farias Sales Marques, doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou como professora na Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas na área de Representação Temática e Descritiva e também Seleção de documentos. Atualmente é Analista em C & T da CNEN, atuando como Bibliotecária-Chefe do Instituto de Engenharia Nuclear e líder da área Temática Gestão do Conhecimento Nuclear. Atua ainda como consultora-especialista do SESC-DN, no projeto Elaboração de Vocabulário Sistematizado e Taxonomias para rede de Bibliotecas do SESC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização do Conhecimento, Representação e Recuperação de Informações, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomias, Ontologias, Vocabulários Controlados, Tesauros, Terminologia e Software de Tesauro. Possui interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento e especificamente nas temáticas de e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, biblioteca digital, metadados, dados científicos, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS e objetos digitais.

Data: 11 de dezembro de 2014

Carga horária: 8 horas

Nenhum comentário: