29 de janeiro de 2015

MAST e FCRB realizam o VII Encontro de Arquivos Científicos

MAST e FCRB realizam o VII Encontro de Arquivos Científicos
O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 09 de março. Os interessados em participar do evento podem se inscrever de 02 de março a 15 de maio. As inscrições são gratuitas.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizarão, de 24 a 26 de junho de 2015, o VII Encontro de Arquivos Científicos que traz como tema central "Gestão de documentos e Acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 09 de março. Os interessados em participar do evento podem se inscrever de 02 de março a 15 de maio. As inscrições são gratuitas.
De acordo com o Programa Preliminar do evento, no dia 24 de junho, após as visitas técnicas ao MAST e à FCRB, haverá a Conferência de Abertura com Margaret Procter, da University of Liverpool, Reino Unido. Nos dois dias seguintes, acontecerão duas sessões plenárias com os temas "Gestão de documentos e a sua relação com a sociedade" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos", uma sessão de comunicações livres e a solenidade de encerramento.
Sob a coordenação das doutoras Maria Celina Soares de Mello e Silva (MAST) e Lucia Maria Velloso de Oliveira (FCRB), o VII Encontro de Arquivos Científicos é promovido e realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituto de memória e pesquisa ligado ao Ministério da Cultura (MinC).
O VII Encontro de Arquivos Científicos será realizado na Fundação Casa Rui Barbosa localizada na Rua São Clemente nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro. Os participantes com 75% de presença no evento receberão certificado.
A secretaria e recepção do evento serão realizadas pela equipe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa. Os telefones de contato são (21) 3289-8675 (Luis Antônio) ou 3289-8666 (Renata) e o e-mail: arquivo@rb.gov.br.
Para mais informações sobre inscrições, normas de submissão de trabalhos e programação, acesse o hotsite do evento.
Histórico do Evento
Em outubro de 2003, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) uniram-se para promover um primeiro encontro, no Brasil, de profissionais para discutir a preservação de documentos produzidos no âmbito da ciência e tecnologia. Organizado em mesas-redondas temáticas, o I Encontro de Arquivos Científicos abordou a questão da construção social da memória.
O evento reuniu cerca de 120 profissionais envolvidos com a preservação dos acervos científicos que debateram os temas: a preservação da memória das instituições científicas; a partir da implantação de programas de gestão de documentos; a importância da gestão de documentos; a visão do cientista diante da memória institucional; e a necessidade de se resgatar a documentação histórica institucional.
O resultado favorável apontou para a necessidade de continuidade do evento, ampliando e democratizando o espaço por meio da inserção da proposta de apresentação de trabalhos. As duas instituições promotoras decidiram que o Encontro seria realizado a cada dois anos, permitindo dessa forma, que as instituições de pesquisa e universidades pudessem apresentar trabalhos de pesquisa em desenvolvimento ou recentemente concluídos.

Nenhum comentário: