13 de abril de 2015

Encontro marca os 114 anos do Arquivo Público do Estado do Pará

O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) completará 114 anos de existência no dia de abril.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 06/04/2015 13:31:00
Estão abertas as inscrições para o “IV Encontro de História e Arquivos - Experiência e Formação na Amazônia”, que será realizado nos dias 16 e 17, em Belém. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Imprensa Oficial do Estado (IOE) e a Universidade da Amazônia (Unama), marcará os 114 anos de existência do Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), celebrado no dia 16. O objetivo é promover a formação e socializar experiências técnico-profissionais na área de Arquivos e pesquisa histórica na Amazônia.
A programação ocorrerá no campus da Unama Senador Lemos, a partir das 8h, com a presença de convidados, como a responsável pela Divisão de Normas Técnicas, do Arquivo Público do Rio de Janeiro (Aperj), Patrícia de Mello Silva e a titular do Departamento de Gestão de Documentos, Mariana Batista do Nascimento, também da Aperj. Elas vão participar no dia 16, das 9h30 às 12h, da Mesa-Redonda: Gestão de Documentos Públicos: Caminhos e Experiências. “A participação delas será muito importante porque elas vêm compartilhar suas experiências com relação à gestão e guarda de documentos”, afirma o diretor do Apep, Agenor Sarraf.
O diretor frisa, ainda, que o encontro é uma oportunidade para discutir gestão de documentos, política de acesso à informação e preservação documental com a utilização de novas tecnologias, além de refletir sobre a pesquisa histórica na Amazônia, focalizando a importância do Apep na produção do conhecimento. “O evento casa arquivologia com pesquisa histórica na Amazônia, compartilhando experiências que todos os órgãos que produzem e fazem a gestão de documentos públicos. Mais tarde eles poderão ser transformados em documentos históricos. Nesse aspecto, a Apep tem um papel fundamental”, ressalta Sarraf.
Para tanto, o evento pretende receber professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de áreas distintas do saber; profissionais da área de Arquivologia em geral; dirigentes de instituições públicas e privadas responsáveis pela preservação, acesso e interpretação da memória documental produzida no Pará. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, no Apep e na Coordenação do Curso de História da Unama, Campus Alcindo Cacela. Nos dias do evento ocorrerá em seu local de realização. A taxa de inscrições é de R$ 10.
Reforma
Em 2013, o prédio que abriga o Apep, localizado na Travessa Campos Sales, 273, no bairro do Comércio, foi fechado para reforma. De acordo com informações contidas no Relatório de Gestão 2014, produzido pelo Governo do Estado, por meio da Secult, a obra encontra-se em andamento e engloba uma série de reparos na estrutura, na parte elétrica, com a revitalização da pintura e do teto de gesso, entre outros. Por se tratar de um prédio antigo, são exigidos cuidados específicos na recuperação de alguns detalhes da estrutura, o que demanda um tempo maior na sua recuperação. “A previsão é que a obra seja finalizada este ano”, informa Agenor Sarraf.
Enquanto o prédio permanece fechado, para proteger os arquivos históricos, um acordo de cooperação técnica foi firmado entre o Departamento de Documentação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e o Apep, através do qual a Alepa cedeu um espaço para a guarda dessa documentação. “Estamos funcionando em um prédio na Rua Félix Roque, 262, no bairro do Comércio, que está aberto a pesquisa mediante agendamento, através do telefone 98801-9106 ou do email apep.secult@yahoo.com.br”, explica o diretor.
História
Construído no século XVII para ser a sede do Banco Comercial do Pará, o prédio da Apep, em estilo neoclássico, é um importante monumento arquitetônico do Estado. Sua função de guarda de documentos produzidos pelo antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão e, posteriormente, Estado do Grão-Pará e Rio Negro, data de 1894, sendo oficializada no ano de 1901, quando foi criada a Biblioteca e Arquivo Público do Pará. Apenas em 1986 a biblioteca e o arquivo se separaram, gerando unidades autônomas.
Ao longo dos quase 114 anos de história, o Apep constituiu-se como o mais importante arquivo histórico da Amazônia e um dos mais destacados do Brasil. O Arquivo possui cerca de quatro milhões de documentos, muitos em exemplares únicos, levaram a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a conceder ao arquivo o selo “Memória do Mundo”, em função de seu valor histórico e cultural.
SERVIÇO: IV Encontro de História e Arquivos - Experiência e Formação na Amazônia”. Dias 16 e 17 de abril, na Unama, Campus Senador Lemos. Inscrições até o dia 15 de abril no Apep (Rua Félix Roque, 262, Comércio) e na Coordenação do Curso de História da Unama, Campus Alcindo Cacela. Nos dias do evento ocorrerá em seu local de realização. A taxa de inscrições é de R$ 10. Outras informações: (91 98801-9106 ou apep.secult@yahoo.com.br
Programação
Quinta-feira (dia 16/04)
Manhã
8h - Credenciamento
9h - Abertura Oficial
9h30 às 12h- Mesa-Redonda: Gestão de Documentos Públicos: Caminhos e Experiências 
Patrícia de Mello Silva (Arquivo Público do Rio de Janeiro) e Mariana Batista do Nascimento (Arquivo Público do Rio de Janeiro)
Tarde
14h30 às 17h30 - Oficina: Preservação de Arquivos Digitais
Prof. Dr. Roberto Lopes Santos Júnior (Faculdade de Arquivologia – UFPA)

Sexta-feira (17/04)
Manhã
8h30 às 10h - Palestra: Arquivo Público do Pará: História, Trajetórias e Desafios na Amazônia
Prof. Mestrando - Leonardo da Silva Torii (APEP)
10h15 às 12h - Mesa-Redonda: Cabanagem: Usos e Abusos da Pesquisa Histórica na Amazônia
Profª Drª Ana Renata do Rosário Lima Pantoja (IFPA) e Profª Msc. Letícia Pereira Barriga (APEP). Mediação: Profª Msc. Stela Pojuci (UNAMA)
Tarde
14h30 às 16h30 - Mesa-Redonda: Terra e Fronteira: Usos e Abusos da Pesquisa História na Amazônia
Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes (UFPA - Campus Ananindeua) e Prof. Msc. Adilson Júnior Ishihara Brito (UFPA - Campus Bragança). Mediação: Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco (APEP/UFPA)
16h45 - Mesa-Redonda: História Militar na Amazônia: Guerra e Sociedade (Séculos XVII-XIX)
Prof. Dr. Alírio Cardoso (UFMA) e Prof. Dr. Carlos Augusto Bastos (UNIFAP). Mediação: Prof. Dr. Jerônimo da Silva e Silva (APEP/UNAMA)
18h - Lançamento do livro: História Militar na Amazônia: Guerra e Sociedade (Séculos XVII-XIX)  
Organização: Alírio Cardoso; Carlos Augusto Bastos e Shirley Maria Silva Nogueira
Coquetel de Encerramento

Alexandra Cavalcanti
Secretaria de Estado de Cultura
Créditos: Agência Pará

Nenhum comentário: