11 de outubro de 2015

Simpósio Internacional de Transparência Pública e Acesso à Informação 2015

Logomarca SINTA


Sobre o SINTA

A partir da promulgação da Lei federal 12.527 de 2011 o acesso à informação foi elevado ao nível de preocupação por parte dos poderes constituídos (executivo, legislativo e judiciário).

A possibilidade, garantida legalmente, de aceder à informação produzida ou recebida pelo poder público trouxe consigo uma reorientação da máquina administrativa do Estado no sentido de produzir mecanismo de facilitação da comunicação dos cidadãos com os agentes administrativos para disponibilizar as ações públicas.

Neste sentido, a academia, já envolvida nas suas pesquisas com este tipo de informação, passou a ampliar seus interesses, não só sobre os conteúdos das informações produzidas pelo Estado, como também na construção dos mecanismos que podem facilitar o intercâmbio entre o os administradores e os administrados. 

Desta forma, e aproveitando o evento mundial sobre a internet que ocorrerá em João Pessoa no mês de novembro do corrente ano, considera essencial trazer também para a cidade todos os pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação que atuam, analisam a fim incentivar o debater sobre este tema tão sensível ao desenvolvimento da democracia. 

Justifica-se também este evento como uma oportunidade de troca entre as diversas áreas do conhecimento para fortalecer com apresentações de trabalhos em sessões de comunicação e das plenárias abertas ao público participante do evento.
Saiba mais no site.

Nenhum comentário: