18 de agosto de 2015

CTCM 2015 - Conferência sobre Tecnologia Cultura e Memória

CTCM 2015 - Conferência sobre Tecnologia Cultura e Memória
25, 26 e 27 de novembro de 2015.


O Laboratório Liber e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco organizam, desde 2011, o evento científico bianual Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM). O evento reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e empreendedores do campo da gestão da informação com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias, difundir a pesquisa, metodologias, tecnologias aplicadas a preservação da memória e do patrimônio cultural. A Conferência CTCM tem como missão se tornar um fórum de referência na reflexão de processos inovadores para gestão do patrimônio memorial e cultural. 
A primeira Conferência CTCM foi realizada em 2011 em estreita colaboração com a Conferência Internacional de Estratégias Digitais para o Patrimônio (DISH) e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O evento reuniu no Instituto Ricardo Brennand cerca de 250 pessoas, entre palestrantes, convidados, profissionais e estudantes. Um marco fundamental desta conferência foi a criação da Rede Memorial ou Rede Nacional das instituições comprometidas com políticas de digitalização dos acervos memoriais do Brasil.
A segunda edição da conferência CTCM, em 2013, enfatizou o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da Informação e domínios afins. Foram discutidas as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos. Nesse ano, em paralelo com sua programação, o evento sediou o Fórum da Rede Memorial e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Nenhum comentário: