10 de agosto de 2015

Lançamento do livro: A Conservação do Patrimônio no Brasil - Teoria e Prática


capa1
O CECI acaba de lançar o livro: A Conservação do Patrimônio no Brasil - Teoria e Prática, resultado do 1o. Seminário da Rede Conservar_BR, ocorrido centro histórico da cidade de Olinda, Pernambuco, entre os dias 12 a 13 de novembro de 2012. 


O livro foi organizado por Silvio Zancheti, Gabriela Azevedo, Carolina Moura.


Foram publicados trabalhos escolhidos, por uma avaliação criteriosa, entre um conjunto de mais de uma centena de propostas apresentadas à comissão editorial do seminário.


O conjunto de artigos reflete a maturidade alcançada pela pesquisa sobre a conservação patrimonial no meio acadêmico e profissional do Brasil. Muitos e diversos temas estão contemplados com profundidade e rigor científico. Pode-se afirmar, sem desprezar contribuições importantes que, até os anos 1990, a produção sobre a conservação patrimonial reunia, basicamente, relatos de aplicações práticas de ações de restauro ou estudos preliminares, quase sempre históricos, sobre as obras que receberiam essas intervenções. Pouco se discutia sobre teoria, métodos ou abordagens de intervenção em objetos patrimoniais.


Nenhum comentário: