19 de novembro de 2015

Exposição Online do Arquivo Público do Estado de São Paulo: Última Hora - Imagens de um acervo

A Última Hora foi um jornal carioca fundado pelo jornalista Samuel Wainer, em 12 de junho de 1951. Além do Rio de Janeiro, era publicado em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC paulista. Consolidou, durante toda sua existência, uma trajetória extremamente marcante sob diversos aspectos, entre os quais vale citar sua linha editorial inovadora, fundamentada no compromisso com a causa democrática e com a notícia. Sua grande inventividade estética e temática introduziu no país uma imprensa mais popular na linguagem e na forma gráfica.


Em 1989, o Arquivo Público do Estado de São Paulo adquiriu o fundo Última Hora, composto por uma coleção de periódicos, 2.140 ilustrações originais (charges, caricaturas e desenhos), 600.000 negativos fotográficos em preto e branco e 166.000 ampliações fotográficas em gelatina e prata sobre papel.
A coleção de ampliações fotográficas da Última Hora é o alvo desse projeto, patrocinado pela Petrobras. Por meio de uma parceria entre o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Associação Amigos do Arquivo, o acervo foi totalmente reorganizado, higienizado e acondicionado. O projeto também prevê a digitalização integral de todas as ampliações fotográficas, o que deve ocorrer até o início de 2016. Inicialmente, estão disponíveis para consulta 40 mil documentos digitais."

Nenhum comentário: