17 de novembro de 2015

Notícias: 23 de novembro 2015 - Museu de Astronomia inaugura nova biblioteca - Rio de Janeiro



Museu de Astronomia inaugura nova biblioteca
Cerimônia, que acontece na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, às 16h, contará com
a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.


Na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, às 16h, será realizada a cerimônia de inauguração do novo prédio da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O evento contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, da Diretora do MAST, Heloisa Bertol, entre outras autoridades.

A inauguração do novo prédio faz parte das comemorações pelos 30 anos do MAST, unidade de pesquisa do MCTI fundada em 1985. Ao longo desses anos, o acervo cresceu em maiores proporções do que o espaço atual poderia comportar, por isso a necessidade de um novo prédio. A Academia Brasileira de Ciências (ABC), por exemplo, doou, por meio de um acordo de cooperação técnica, um valioso acervo na área de história da ciência. São 5568 livros, 2167 obras e periódicos de referência, 2973 trabalhos acadêmicos, 1751 folhetos e 386 obras raras ou especiais. "É uma coleção fantástica, mas não estava disponível para consulta por falta de espaço", diz Eloísa Helena de Almeida, chefe do Serviço de Biblioteca e Informação Científica do MAST.

O novo prédio, que será batizado de Henrique Morize, nome do célebre astrônomo francês naturalizado brasileiro, possui uma área total de 1.200 m² e três pavimentos. Nos dois primeiros ficarão as salas de consulta, dotadas de espaços multimídia, e o acervo bibliográfico, formado por livros, folhetos, teses, obras de referência, entre outras publicações. O terceiro vai abrigar três salas de aula, uma sala de professores e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). A biblioteca, que hoje se restringe a uma sala de 105 m², localizada no prédio sede do MAST, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h. A construção das novas instalações foi financiada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que aportou R$3 milhões no projeto.

Além de mais espaço para o acervo, a biblioteca ganhará uma área para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. Isso irá permitir a realização de ações que atraiam o público do em torno do Museu, sejam estudantes, moradores ou profissionais que trabalham no bairro. Um dos objetivos é propiciar uma maior integração entre as exposições e atividades do MAST e a utilização de ferramentas disponíveis na internet.

A Biblioteca do MAST é especializada em astronomia, história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A formação da coleção obedece a sugestões de pesquisadores e técnicos, o que, ao longo dos anos, tornou a biblioteca do MAST uma referência nas áreas em que atua. O acervo é composto de livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, obras de referência, periódicos, CDs e DVDs. No total, estão sob guarda cerca de 27 mil títulos.



Heloisa Bertol, Diretora do MAST, na nova biblioteca do Museu.



Heloisa Bertol, Diretora do MAST, observa acervo na nova biblioteca do Museu.

Para mais informações, acesse o hotsite da Biblioteca do MAST.

Contato:

​ 
Rodrigo Monteiro
Assessoria de Imprensa MAST

21 3514-5230 | 98121-5196.

Nenhum comentário: