19 de janeiro de 2016

Conferência Primo Levi 2016 - Rio de Janeiro

Primo Levi. Foto: Enrico MartinoNo próximo dia 27 de janeiro às 17h, a Biblioteca Nacional promoverá - pela primeira vez no Brasil - a Lezione Primo Levi (Conferência Primo Levi), renomada iniciativa realizada anualmente pelo Centro Internacional de Estudos Primo Levi em Turim, Itália, sobre a obra do autor e químico italiano, sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Biblioteca Nacional, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Internacional de Estudos Primo Levi, e pretende fixar o evento no calendário da BN, realizando anualmente no Brasil a conferência apresentada em Turim e publicando os textos em português e em italiano.
Em 2016, o primeiro ano desta cooperação, as três instituições escolheram o dia 27 de janeiro para a realização da conferência, data que marca o 71° ano de libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho.
A Conferência Primo Levi é uma das principais iniciativas do Centro Primo Levi e é ministrada, a cada ano em Turim, por especialistas na obra do autor italiano.  O Centro é uma instituição de reconhecimento internacional, dedicada à memória de Primo Levi e à guarda de documentação relativa à experiência da deportação dos judeus italianos para os campos de extermínio, assim como para a pesquisa sobre a história da resistência anti-fascista e os temas da intolerância e do racismo.
A Conferência Primo Levi (2016), no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, será proferida pelo Prof. Domenico Scarpa, da Universidade de Milão, e terá como tema uma reflexão sobre a linguagem de Primo Levi, como escritor e testemunha, sob o título: “In un’altra língua”(“Em uma outra língua”). Também participam da mesa de conferência: Fabio Levi, diretor do Centro Internacional de Estudos Primo Levi e professor de História Contemporânea na Universidade de Turim e Renato Lessa, presidente da Biblioteca Nacional.
No dia 29 de janeiro às 17h, no mesmo Auditório da Biblioteca Nacional, os Professores Fabio Levi e Domenico Scarpa participarão de debate sobre a obra “Assim foi Auschwitz - Testemunhos 1945-1986”, recentemente traduzida em português e publicada no Brasil pela Cia das Letras.

DATAS E HORÁRIOS

  • Conferência Primo Levi – dia 27/01/2016 às 17h
  • Debate sobre o livro “Assim foi Auschwitz - Testemunhos 1945-1986” – dia 29/01 às 17h

LOCAL

Auditório Machado de Assis - Biblioteca Nacional
Rua México, s/n – acesso pelo jardim, Centro Rio de Janeiro

Nenhum comentário: