10 de janeiro de 2016

Site do projeto "O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos"



O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos é um projeto cultural motivado pela existência de um conjunto de fichas produzido pela Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS/PE) entre os anos de 1934 e 1958. Trata-se de um pequeno arquivo dedicado à identificação e controle de indivíduos em trânsito pelo Estado, cuja ocupação profissional, na visão do extinto órgão policial, estava vinculada à área artística.

Salvaguardado pelo Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje) desde 1991, para trazer à tona essa valiosa documentação, dar visibilidade ao seu conteúdo e possibilitar o acesso direto à maquinaria discursiva articulada pela DOPS/PE, este endereço eletrônico disponibiliza todas as fichas que compõem esse conjunto e os prontuários produzidos pela Delegacia, relacionados direta ou indiretamente aos verbetes.

Este site ainda possibilita a seus visitantes o acesso a boa parte dos documentos localizados ao longo da pesquisa em outros acervos públicos, especialmente em hemerotecas digitais, das quais foram compiladas centenas de notas, matérias e anúncios publicados em periódicos da época sobre os artistas, espaços e eventos citados na documentação que conforma a base deste projeto.

Em junho de 2016, esta plataforma ganhará mais conteúdo. Além da inserção de uma nova cartografia, de outros dois artigos e da publicação de dezenas de novas resenhas, serão disponibilizadas as obras artísticas criadas a partir da seleção das propostas inscritas na convocatória lançada pelo projeto. A realização de palestras em São Paulo e no Recife, com lançamento de catálogo impresso, conclui a iniciativa.

Acesse o site e conheça: http://obscurofichario.com.br/

Recomendado pela Pesquisadora Clarice Hoffmann.

Dica do José Mauro Gouveia.

Nenhum comentário: