11 de janeiro de 2016

XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - Manaus, Amazonas


XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Manaus, Amazonas                     15 a 21 de Outubro de 2016

A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO AGENTE DE SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL



O povo do estado do Amazonas, maior estado brasileiro localizado em meio à maior floresta tropical do planeta, com seus mais de 1.802.014 habitantes, tem imenso prazer de recebe-lo para a décima nona edição do Seminário Brasileiro de Bibliotecas Universitárias.

A Comissão Organizadora do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias tem a honra e o prazer de acolhe-lo em Manaus para mais uma edição do maior evento do país que busca promover a reflexão, o debate e o intercâmbio de informações entre os profissionais da área de informação com foco voltado para as questões que envolvem as ações das Bibliotecas Universitárias.

Discutir a sustentabilidade de uma organização se configura como uma temática relevante para gestores e colaboradores, especialmente quando se trata de uma biblioteca inserida no contexto das instituições que atuam na área da educação, como as universidades, as quais possuem uma legislação que regulamenta e ampara o seu fazer como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), todas estas fundamentais para sua existência e funcionamento.

Sustentabilidade implica emprego de uma visão sistêmica que favoreça a continuidade das ações organizacionais, considerando os aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais.

No contexto da biblioteca universitária, tais questões estão relacionadas à capacidade de executar atividades para consolidar e incrementar o projeto de formação humana assumido pela instituição de ensino superior onde ela está inserida, considerando tanto a sua organização interna, quanto sua inserção no ambiente externo. De fato, os processos e recursos agenciados pela biblioteca universitária e a relevância da sua ação para a sociedade deverão ser basilares para a sua sustentabilidade, o que poderá ser mensurado pela sua contribuição para o cumprimento da missão da instituição de ensino superior.

Por isso parece-nos oportuno promover reflexões sobre as praticas de sustentabilidade, a partir da visão defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito do tema que envolve a vertente econômica, ambiental, social, politico-institucional e cultural das bibliotecas universitárias com o olhar atencioso para o contexto da organização universitária como um todo e seus reflexos sobre a configuração de suas estruturas administrativas, na organização e oferta dos serviços aos seus usuários. Trata-se, portanto, de um tema universal e contemporâneo, presente no cotidiano de todas as organizações, pois é impossível dissociar qualquer atividade, com ou sem fins lucrativos, desse conceito.


Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho
Presidente do XIX SNBU

Saiba mais no site: http://www.snbu2016.com/

Dica do José Mauro Gouveia.

Nenhum comentário: