26 de julho de 2016

2º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública - Chamada de Trabalhos para Apresentação




2º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública


Chamada de Trabalhos para Apresentação


A segunda edição do Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública acontecerá em Brasília, nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.


Para tanto, está prevista a realização de 20 apresentações técnicas em dois dias, em auditório com capacidade para 250 participantes e transmissão ao vivo pela Internet. O evento é organizado conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), assim como ocorreu na primeira edição, realizada em setembro/2015.


Assim, a presente chamada de trabalhos visa identificar palestrantes de instituições de controle, de entidades da administração direta e indireta, bem como do meio acadêmico e do terceiro setor, que tenham interesse em apresentar casos práticos e respectivos resultados, envolvendo a análise de dados da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal.


Dentre os possíveis tópicos de interesse para o seminário, destacam-se o uso de técnicas de análise de dados para:

a. detecção de padrões e relacionamentos úteis à formulação ou execução de políticas públicas;


b. detecção de anomalias, abusos ou fraudes na arrecadação ou no gasto de recursos públicos;


c. priorização, por critérios de risco, urgência ou importância, de casos para auditoria, análise ou investigação pelo poder público;


d. otimização de processos repetitivos, como atendimento a demandas, triagem de denúncias ou confecção de peças processuais; e


e. mineração de textos e outras fontes de dados não estruturados, para geração de insumos para processos de análise.






Os interessados em apresentar seus trabalhos deverão se inscrever até o dia 20/07/2016, mediante preenchimento do formulário disponível emhttp://www.brasildigital.gov.br, observando as diretrizes relacionadas a seguir.


a. A apresentação deverá abordar, no mínimo, a motivação do uso de análise de dados, as técnicas e ferramentas utilizadas e os resultados atingidos (ou esperados, no caso de trabalhos ainda em curso).


b. Não serão aceitos trabalhos que tenham como único objetivo a comparação entre ferramentas ou a divulgação de ferramentas específicas, gratuitas ou comerciais.


c. Não há exigência de que o trabalho tenha sido descrito em artigo científico ou realizado com rigor acadêmico, visto que o foco será no compartilhamento de experiências práticas.


d. Serão aceitos trabalhos realizados por entidades públicas, universidades, organizações do terceiro setor ou pessoas físicas independentes, desde que tenham sido utilizados dados do setor público para alcance de resultados de interesse público.


e. As palestras terão duração de 20 a 25 minutos e serão reunidas em blocos temáticos, sendo que ao final de cada bloco haverá tempo para debate entre os palestrantes e respostas a perguntas da plateia.


f. O evento será realizado na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília, sendo que os eventuais custos de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo dos palestrantes ou de seus órgãos de origem.


g. Além da audiência presencial, composta majoritariamente por servidores públicos federais, estaduais e municipais, o evento será transmitido ao vivo, pela Internet, com acesso livre a qualquer interessado.


A presente chamada de trabalhos obedecerá ao seguinte cronograma:


· até 20/7: submissão de propostas de apresentação pelos interessados


· até 25/7: seleção dos trabalhos pela Comissão Organizadora e comunicação aos autores, para confirmação de interesse e participação


· até 29/7: comunicação aos autores selecionados em segunda chamada, para confirmação de interesse e participação


· até 18/8: recepção das apresentações dos autores selecionados, para inclusão no material do evento


· 25 e 26/8: realização do seminário


Eventuais dúvidas deverão ser direcionadas à Comissão Organizadora, por meio do endereço brasildigital@tcu.gov.br.


Acesse aqui o formulário e submeta sua proposta de apresentação.

Nenhum comentário: