5 de outubro de 2016

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, no dia 6 de outubro, a palestra "Os riscos das mudanças climáticas para o Brasil" - Rio de Janeiro

Perspectivas em conservação preventiva
Clique na foto para ampliar
A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, no dia 6 de outubro, a palestra "Os riscos das mudanças climáticas para o Brasil", ministrada pelo pesquisador Carlos Nobre. A conferência, que integra série "Perspectivas em conservação preventiva", acontece sala de cursos, às 17 horas. A entrada é franca.

Serão apresentados os riscos de mudanças climáticas para alguns setores no Brasil - agricultura, saúde humana, biodiversidade - principalmente se falharmos em manter o aumento de temperatura abaixo de 2 C, não esquecendo que mesmo nos cenários de menores emissões de gases de efeito estufa do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), há ainda uma probabilidade de 20% de o aumento de temperatura ultrapassar 4 C em grandes extensões do território brasileiro. A percepção de risco varia grandemente entre setores, pessoas e regiões. A aversão ao risco é muito maior, por exemplo, em questões de saúde, em comparação com os riscos que as mudanças climáticas sem controle podem trazer. Porém, os impactos destas mudanças climáticas potencialmente podem ser tão catastróficos - ou muito maiores quando se leva em consideração a escala de tempo de séculos das mudanças climáticas - quanto uma pandemia de difícil controle. O Acordo de Paris da Convenção Climática sinaliza uma correta estratégia de minimização de riscos, mas a rota para se chegar lá é árdua, como será mostrado pelo palestrante.

Carlos Nobre possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology. Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foi presidente da CAPES, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, entre outros cargos. Preside os Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (2008-2011) e da Rede CLIMA (2008-2011). Atualmente é membro do "High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability", do Secretário Geral da ONU. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia, Climatologia, Modelagem Climática e Ciência do Sistema Terrestre.

Saiba mais em Fund. Casa de Rui Barbosa.

Nenhum comentário: