26 de maio de 2018

2ª Semana Nacional de Arquivos - Arquivo Nacional - Rio de Janeiro - 04 à 09 de junho de 2018

 

Conheça a programação do Arquivo Nacional:

Na sede: 

Praça da República, 173, Centro l Rio de Janeiro l RJ
www.arquivonacional.gov.br/ l semanadearquivos@an.gov.br l Telefone: (21) 2179 1273

04/06/2018

10h

Mesa de abertura: breve fala de representantes do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Palestra de abertura - “O Arquivo Nacional em seus 180 anos”, palestra com os coordenadores-gerais do Arquivo Nacional apresentando suas áreas, projetos e missões.

 12h

Visita à fábrica de papel. Não é necessário agendamento.

14h

Roda de conversa: “Os desafios da construção de uma política de acessibilidade em arquivos públicos”. A atividade promoverá debate acerca das legislações que abordam as conquistas dos direitos das pessoas com deficiência, os desafios da aplicabilidade das mesmas em arquivos públicos e a importância de políticas institucionais para sua implementação.

 16h

Palestra: “Patrimônio cultural afro-brasileiro: heranças e narrativas”. Palestrante: Blonsom Faria/ Instituto dos Pretos Novos

 17h30

Shows com Orquestra de Pandeiro (de Clarice Magalhães), Banda Hoço e Batalha da Liga RJ/ Edição Arquivo Nacional.


05/06/2018

09h

Oficina: “Como descrever um documento de arquivo - a descrição de documentos arquivísticos permanentes”. Ministrantes: Aline Camargo Torres/ AN, Carolina de Oliveira/ AN, José Luiz Macedo/ AN e Sergio Miranda de Lima/ AN. Carga horária total: 7h. Inscrições: semanadearquivos@an.gov.br.

10h

Mesa-redonda: “Desafios do mundo digital - estratégias para a gestão de documentos digitais no Poder Executivo Federal”. Mediação: Adriana Reguete. Palestrante Natasha Hermida: “Recomendações para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”.

Palestrante Alex Holanda: “Recomendações para a formulação de políticas de preservação digital”. Palestrante Raquel Reis: “Procedimentos para transferência ou recolhimento de acervos arquivísticos públicos digitais”.

12h

Visita à fábrica de papel. Não é necessário agendamento.

14h

Palestra: “Desafios do mundo digital – preservação”. Mediadora: Adriana Cox Hollós/ AN.

Palestrante Claudio de Carvalho Xavier/ AN: “Panorama da digitalização no arquivo”. Apresentação das ações realizadas e perspectivas relacionadas ao trabalho de digitalização no Arquivo Nacional.

Palestrante Érika Maria Nunes Sampaio/ AN: “Perspectivas da preservação da memória digital brasileira a partir da experiência do Arquivo Nacional”. Apresentação do artigo publicado que tem por objetivo problematizar a preservação de documentos arquivísticos com o advento da tecnologia digital, revisitar conceitos fundamentais para a preservação digital, apresentar as iniciativas do Arquivo Nacional brasileiro no desenvolvimento de condições de infraestrutura organizacional e tecnológica capazes de preservar e dar acesso aos documentos digitais recolhidos em cumprimento às suas atribuições, especialmente no que diz respeito à adoção do Archivematica, repositório arquivístico digital confiável de código aberto e livre, para a manutenção de objetos digitais a longo prazo.

Palestrante Thiago Luna de Melo/ AN: “Guardar não é preservar. O papel da TI na preservação digital com uma visão arquivística”. Palestra sobre a importância da TI para a criação/manutenção de um ambiente tecnológico propício para preservação digital, difusão e acesso, que atenda às normas, padrões e requisitos arquivísticos.

14h

Oficina: “Técnicas para digitalização do documento sonoro”. A oficina tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre a história evolutiva dos suportes sonoros, as técnicas para captura de documentos sonoros e a recuperação de ruptura em fitas magnéticas. Também serão apresentadas as peculiaridades dos documentos sonoros no processo digitalização de suportes analógicos. Ministrantes: Clenilson Melo de Miranda/ AN e Carlos Eduardo Marconi de Carvalho/ AN. Inscrição: semanadearquivos@an.gov.br

16h

Palestra: “Desafios do mundo digital – difusão”. Mediação: Diego Barbosa da Silva/ AN. Palestrantes: Ricardo Pimenta/ IBICT-UFRJ, Luiz Salgado Neto/ AN e Ana Paula Tavares Teixeira/ Café História.

18h

Teatro: “E o mar já não existe”. Grupo Cia Bagagem Ilimitada.


06/06/2018

10h

Oficina: Memórias Reveladas na sala de aula. Palestrante: Prof: Carla Lopes/ MR e AN Público-alvo: professores, historiadores, estudantes universitários e demais interessados. Não é necessário agendamento. O objetivo da oficina é estimular o desenvolvimento de ações educativas (formais e não-formais) nas instituições de arquivos e áreas afins utilizando documentação sob custódia das respectivas instituições referentes ao período histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

10h

Lançamento de livros do “Prêmio Nacional de Pesquisa”, com Camila Borges, Mariana Dantas e Thiago Campos.

12h

Visita à fábrica de papel. Não é necessário agendamento.

 14h

Lançamento: “Que República é essa? - Lançamento do site Brasil Republicano” Palestrantes: Thiago Mourelle/ AN, Viviane Gouvêa/ AN, Denise Bastos/ AN, Januária Teive/ AN e Profª. Dra. Vera Borges/ Unirio.

16h

Mesa-redonda: “Fronteiras entre o público e o privado em documentos de arquivo”, com Mesa: Beatriz Kushinir/ Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Denise Bastos/ AN e Sergio Lima/ AN. Mediação: Maria Elizabeth Brea/ AN. O evento abordará a política de aquisição de acervos privados do Arquivo Nacional (2018) e assuntos correlatos, como o limite entre o público e o privado e o tráfico ilícito de patrimônio documental no Brasil e no exterior.

18h

Exibição de filme: “Tributo a Roberto Farias” - Apresentação de um curta inédito e do longa Assalto ao Trem Pagador.


07/06/2018

10h

Palestra: “Caminhos de pesquisa – tutoriais para acesso às informações e documentos disponíveis no SIAN”. Palestrante: Thiago Luna/ AN, Carmen Moreno/ AN e Rodrigo Aldeia. Serão abordados o sistema de informações do Arquivo Nacional e os meios de recuperação de informação na principal base de dados da instituição.

12h

Visita à fábrica de papel. Não é necessário agendamento.

14h

“Lançamento da Revista Acervo – Dossiê Diversidade e(m) Arquivos”, com Dr. Anderson José Machado de Oliveira/ Unirio, Dr. Thiago Mourelle, Dr. Leonardo Fontes/ AN e Dr. Diego Barbosa da Silva. Mediação: Raquel Fábio.

14h

Oficina: “Fazendo história na sala de aula: anistia”, com Profª. Carla Lopes/ MR e AN. Público-alvo: alunos do ensino médio. Inscrições: semanadearquivos@an.gov.br. A oficina visa estimular estudantes de ensino médio na produção de material didático utilizando documentação sob custódia do Arquivo Nacional referente ao período histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

16h

Palestra: “Teatro, memória e arquivo”: uma forma de experiência sensorial, com Rafael Rodrigues/ Universidade Cândido Mendes. Será abordado o aspecto sensorial da linguagem e da estética no teatro a partir de estudo de caso sobre o grupo Definitiva Companhia de Teatro.

18h

Oficina: “Documentos (In)Visíveis - conhecendo os arquivos do SNI”, com Prof: Vicente Rodrigues/ MR e AN. A oficina visa apresentar aos pesquisadores o projeto Memórias Reveladas e detalhar a estrutura do Serviço Nacional de Informações (SNI), destacando as principais características dos documentos produzidos no período. Público: arquivistas, historiadores e universitários.

 18h

Teatro: “Calabar”. Grupo Definitiva Companhia de Teatro.


08/06/2018

10h

Mesa-redonda: “Arquivos, transparência e governança”. Palestrantes: Prof. Dr. João Marcus Figueiredo Assis/ Unirio e Me. Larissa Costa/ AN. Os arquivos são as fontes primárias dos registros das tomadas de decisões. Seja na iniciativa privada ou na administração pública, a gestão e a preservação dos documentos arquivísticos apoiam as ações de controle e de transparência administrativa.


Na Coordenação Regional de Brasília - COREG: 

Local: Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício sede. Auditório Tancredo Neves - Ministério da Justiça

06 e 07/06/2018

08h30 às 17h

VI Seminário do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SIGA). O objetivo do evento é discutir a importância e a contribuição da gestão de documentos com gestores e servidores públicos no âmbito do Poder Executivo Federal. Bem como, garantir acesso à informação, estimulando a adoção de boas práticas em gestão de documentos nos órgãos e entidades integrantes do SIGA.





Nenhum comentário: