2 de julho de 2018

Concurso de Monografia Arquivo da Cidade / 2018 – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos


EDITAIS


Concurso de Monografias




Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Regulamento do Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2018 – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos


O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), órgão da Subsecretaria de Serviços Compartilhados da Secretaria Municipal da Casa Civil, cuja origem da documentação completou com o Rio, 450 anos em 2015, tem no perfil de seu acervo a trajetória político-administrativa de uma cidade/Capital da Colônia, do Império e de grande parte da República.  Os Arquivos são constituídos como condição primeira de registros das ações administrativas do Estado ou do Poder Público. Assim, lhe servem de elementos de prova e informação na comprovação de direitos. Cumprindo sua missão institucional ou legal.

Existem, portanto, primeiramente para atender à administração por meio da gestão. E findo o trâmite e o processo administrativo, para embasar a produção de conhecimento, atendendo, deste modo, ao campo do Legado.

Os Arquivos Públicos têm legitimamente uma dupla missão: precisam empreender, no Governo, programas de gestão de documentos, viés da Administração. Possibilitando o controle sobre a massa documental produzida, autorizando os descartes legalmente permitidos e fomentando a transferência da parcela de caráter permanente aos seus depósitos, como órgão central.

Devem estar envolvidos na construção de políticas de transparência, de dados abertos, da composição de processos administrativos eletrônicos, das políticas de "governo sem papel", bem como, garantindo o acesso sem negligenciar o tratamento, a preservação, a transferência de suporte e a disseminação de fontes de interesse para a História e para a defesa de direitos de cidadania, viés Social.

Com o objetivo de difundir o seu acervo, o AGCRJ promove o Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2018, de caráter nacional, que confere ao vencedor o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos de Pesquisa.


[...]

As monografias e respectivos documentos, contendo dados do autor, deverão ser entregues a partir de 01 de fevereiro até 31 de agosto de 2018, ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, situado à rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20211-120, ou a ele encaminhados sob registro postal.

[..]

Nenhum comentário: