2 de julho de 2018

WICI 2018  -  XII Workshop Internacional em Ciência da Informação: A Ciência da Informação e a Ciência de Dados: Redes, Mídias e Metrias - UNB - Brasília - 4 a 6 de julho de 2018



O XII Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI) tem como propósito discutir avanços nos estudos da Ciência de Dados como elemento alavancador do potencial de pesquisa na Ciência da Informação. A proposta do evento é atuar como elemento facilitador na troca de conhecimento e colaboração entre estudantes, pesquisadores e profissionais que já atuam na área ou que desejam incorporar os conhecimentos e ferramentas tecnológicas em seus contextos de trabalho.
O evento busca promover a incorporação de novos recursos e conhecimentos à comunidade científica, no âmbito da Ciência da Informação, difundindo o uso de métodos da Ciência de Dados como elemento estratégico para a interpretação e compreensão de diferentes processos de interação e gestão do conhecimento científico.
A Ciência de Dados, ou Data Science em inglês, tem se tornado um objeto de estudo com potencial para grandes mudanças tanto na academia quanto na sociedade. A ciência dos dados é um campo interdisciplinar de métodos, processos e sistemas científicos para extrair conhecimento ou insights de dados em várias formas, estruturadas ou não estruturadas. Ela emprega técnicas e teorias de vários campos dentro de áreas de conhecimento como a estatística, ciência da informação e ciência da computação.
Trabalhando com grandes coleções de dados e utilizando o arcabouço teórico da CI é possível avaliar e visualizar padrões, identificar interações, reconhecer influências, compreender o fluxo de informação entre pesquisadores e outros, e em última instância, fazer a gestão do conhecimento em diferentes contextos.
O XII WICI está em consonância com os recentes avanços tecnológicos na área da pesquisa e educação, onde alunos e profissionais demandam conhecimentos alinhados com a crescente proposta tecnológica como o Big Data, Inteligência Artificial (IA) e outros temas.
As palestras e oficinas são gratuitas mas as vagas são limitadas. Em se alcançando o limite de vagas nas oficinas será solicitado a confirmação de participação. (Clicar aqui para realizar a inscrição para o evento)

Saiba mais no site: PPGCINF

Nenhum comentário: