13 de abril de 2019

Livro COMPLETO: Ontologia Digital Arquivística de Charlley Luz





O livro já ultrapassou 2k de visualizações! 

Sinopse:

A informação digital possui uma série de recursos que, se combinados, potencializam seu alcance e facilita a vida do usuário dessa informação. Nesse sentido, na tecnologia digital é possível que os padrões de descrição dos documentos, representados por meio de metadados, estimulem a criação de ontologias leves com potencial uso no processamento e na interoperabilidade?

O livro explora este caminho, desde como interoperabilizar a informação digital, tanto para a difusão como para a preservação a longo prazo em sistemas de arquivo e na internet. Até mostrar que a descrição arquivística permite acesso à informação arquivística registrada e é capaz de fornecer dados acerca do contexto de produção documental para sistemas de arquivo e para a Web 3.0. 

Para o estudo que culminou nesta publicação foram utilizados os padrões dos sistemas informatizados de arquivos, como o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) e Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ), além dos Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDCArq) e o Modelo Record Continuum. 

As ontologias têm seu papel na estruturação dos domínios de conhecimento e cresce seu uso na tecnologia digital. Por isso aborda-se sobre as características das ontologias, cujo as leves podem resultar do uso de padrões arquivísticos. O resultado disso pode ser considerado uma Knowledge Organization System (KOS). 

O estudo mostra os padrões arquivísticos e a descrição arquivística. Para isso, trata de identificar a descrição arquivística como base...



Saiba mais em: Bookess

Nenhum comentário: