O Dicionário Eletrônico de Terminologia em Ciência da Informação (DeltCI) que está, desde este dia 6 de Novembro de 2007, disponível no ciberespaço no endereço http://www.ccje.ufes.br/dci/deltci/, a partir do provedor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil, nasceu no raiar do atual milênio como idéia pedagógica de dois professores do Departamento de Ciências da Informação (DCI/CCJE/UFES) - um informático e uma bibliotecária-arquivista - conscientes da necessidade de ser criada uma ferramenta auxiliar dos alunos de Arquivologia no plano terminológico, dada a fragilidade, a incoerência e a confusão conceituais que grassam na área da Documentação em geral e na da Arquivologia em particular. Idéia modesta, mas bastante oportuna e urgente, que foi evoluindo através de reuniões de trabalho com alguns alunos motivados a colaborar na sua concretização e com colegas portugueses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), tornando-se, assim, com o passar de alguns anos, um projeto assumidamente inscrito na cooperação institucional estratégica entre essa Faculdade (a que pertence o grupo da Ciência da Informação integrante da Secção Autônoma de Ciências da Comunicação, responsável, juntamente com o Departamento de Electrotecnia e Computação da Faculdade de Engenharia da mesma Universidade, pela Graduação e Mestrado em Ciência da Informação) e o Departamento de Ciências da Informação (DCI/CCJE/UFES).
O DeltCI, tal como agora se apresenta a todos os estudiosos, especialistas e profissionais da Informação, não é um repositório heterogêneo de termos colhidos e usados nas práticas profissionais da Arquivologia e da Biblioteconomia/Documentação, nem está dependente da literatura pretensamente científica dessas disciplinas acolhidas no contexto universitário brasileiro desde a década de setenta do século XX. O DeltCI é um dicionário terminológico vinculado a uma concepção epistemológica de Ciência da Informação transdisciplinar, sem perda do sua vocação interdisciplinar no campo mais vasto das Ciências Sociais (e fora deste campo em direção a outras áreas do conhecimento científico), tecida ao longo do encadeamento lógico que os atuais 81 verbetes, de momento disponibilizados (outros mais surgirão naturalmente), proporcionam e tendem a consolidar e a ampliar no decurso do processo de revisão, de acréscimo e de interatividade, possível pela ativação da lista de discussão. Convém, aliás, avisar já que esta funcionalidade poderá, muito em breve, ser usada por todos os visitantes do site, que deixarão sua contribuição e incentivo à continuidade de uma iniciativa intencionalmente colaborativa.
Além do dicionário propriamente dito e da lista de discussão geradora de interatividade, será ativada oportunamente a seção de textos escolhidos, quer estejam sintonizados com a concepção perfilhada pelos autores deste site dentro do emergente paradigma pós-custodial, informacional e científico, quer sejam procedentes de perspectivas alinhadas mais pelo paradigma custodial, patrimonialista e historicista ainda prevalecente, constituindo todos eles, no seu conjunto, uma antologia marcada pela possibilidade de leituras opostas que se interpelam, contrapõem e complementam.
Finaliza-se esta primeira apresentação com a assunção de uma expectativa irreprimível: a de que este despretensioso instrumento teórico-conceptual provoque ou contribua para provocar um debate epistemológico sério e frutífero em torno da (re)construção da Ciência da Informação e possa ser um instrumento fecundo no âmbito do trabalho pedagógico com alunos de graduação e pós-graduação no Brasil, em Portugal e pelas "sete partidas do Mundo"...
O DeltCI, tal como agora se apresenta a todos os estudiosos, especialistas e profissionais da Informação, não é um repositório heterogêneo de termos colhidos e usados nas práticas profissionais da Arquivologia e da Biblioteconomia/Documentação, nem está dependente da literatura pretensamente científica dessas disciplinas acolhidas no contexto universitário brasileiro desde a década de setenta do século XX. O DeltCI é um dicionário terminológico vinculado a uma concepção epistemológica de Ciência da Informação transdisciplinar, sem perda do sua vocação interdisciplinar no campo mais vasto das Ciências Sociais (e fora deste campo em direção a outras áreas do conhecimento científico), tecida ao longo do encadeamento lógico que os atuais 81 verbetes, de momento disponibilizados (outros mais surgirão naturalmente), proporcionam e tendem a consolidar e a ampliar no decurso do processo de revisão, de acréscimo e de interatividade, possível pela ativação da lista de discussão. Convém, aliás, avisar já que esta funcionalidade poderá, muito em breve, ser usada por todos os visitantes do site, que deixarão sua contribuição e incentivo à continuidade de uma iniciativa intencionalmente colaborativa.
Além do dicionário propriamente dito e da lista de discussão geradora de interatividade, será ativada oportunamente a seção de textos escolhidos, quer estejam sintonizados com a concepção perfilhada pelos autores deste site dentro do emergente paradigma pós-custodial, informacional e científico, quer sejam procedentes de perspectivas alinhadas mais pelo paradigma custodial, patrimonialista e historicista ainda prevalecente, constituindo todos eles, no seu conjunto, uma antologia marcada pela possibilidade de leituras opostas que se interpelam, contrapõem e complementam.
Finaliza-se esta primeira apresentação com a assunção de uma expectativa irreprimível: a de que este despretensioso instrumento teórico-conceptual provoque ou contribua para provocar um debate epistemológico sério e frutífero em torno da (re)construção da Ciência da Informação e possa ser um instrumento fecundo no âmbito do trabalho pedagógico com alunos de graduação e pós-graduação no Brasil, em Portugal e pelas "sete partidas do Mundo"...
2 comentários:
Meu nome é Eliane sou aluna do curso de Especialização em Gestão em Arquivos em EAD pela Universidade Aberta Brasil / Universidade Federal de Santa Maria e para finalizar esse curso estou realizando uma pesquisa sobre Políticas Públicas Arquivísticas e o Ensino da Arquivologia. Nesse sentido estou pesquisando, através de questionários virtuais, informações de professores, alunos e arquivistas formados entre 2005 a 2009 nas universidades da UFSM, UNIRIO e UFF. Para a finalização dessa pesquisa preciso da participação destes. Peço por favor a atuação de vocês, pois só com essa ligação teoria e experiência poderemos avançar em algum ponto nas discussões em nossa área.
Para tanto segue abaixo os questionários virtuais.
Professores:
https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dDFPdFNPM1BRS19NdUdlVU5kdHZkdkE6MA
Alunos:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGFpWDVtcUswVXAtcmdNQTJNZEhlSkE6MA
Arquivista:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dG5SbG1GMTFxZHNteENEMFR2ZmFEYlE6MA
MAIS INFORMAÇÕES: gon_eliane@yahoo.com.br
Eliane Gonçalves
Arquivista
Especialista em Gestão de Arquivo em EAD/UFSM
Mestranda IBICT/UFRJ
Meu nome é Eliane sou aluna do curso de Especialização em Gestão em Arquivos em EAD pela Universidade Aberta Brasil / Universidade Federal de Santa Maria e para finalizar esse curso estou realizando uma pesquisa sobre Políticas Públicas Arquivísticas e o Ensino da Arquivologia. Nesse sentido estou pesquisando, através de questionários virtuais, informações de professores, alunos e arquivistas formados entre 2005 a 2009 nas universidades da UFSM, UNIRIO e UFF. Para a finalização dessa pesquisa preciso da participação destes. Peço por favor a atuação de vocês, pois só com essa ligação teoria e experiência poderemos avançar em algum ponto nas discussões em nossa área.
Para tanto segue abaixo os questionários virtuais.
Professores:
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Alunos:
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Arquivista:
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MAIS INFORMAÇÕES: gon_eliane@yahoo.com.br
Eliane Gonçalves
Arquivista
Especialista em Gestão de Arquivo em EAD/UFSM
Mestranda IBICT/UFRJ
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