Pela qualidade da informação
Publicada em: 20/06/2008Para a coordenadora do curso técnico de Registros e Informações em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Claudete Vilche Fonseca, o aluno que inicia essa formação deve buscar compreender a cidadania como participação social e política. “É necessária uma postura crítica, responsável e construtiva nas situações sociais”, destaca.
Claudete Fonseca observa que o curso tem como elemento fundamental a produção das informações para o planejamento, a avaliação e a gestão dos serviços de saúde. Por isto, a qualidade das informações é central para o sistema de saúde, garantindo a confiabilidade e a agilidade na produção e coleta dos dados.
A coordenadora chama atenção para a importância do prontuário como instrumento que proporciona condições para o acompanhamento da história clínica de cada paciente. E alerta: "O trabalho com os registros e as informações em saúde perderá eficiência se o pessoal de nível médio não estiver preparado adequadamente para atender às necessidades básicas atuais, com métodos e sistemas de menor ou maior complexidade."
Dica da Kennya Torres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário